Micro e pequenas empreendedoras recebem diploma em Belo Horizonte

Com uma cerimônia realizada na Prefeitura de Belo Horizonte, a Coca-Cola FEMSA Brasil celebrou, no dia 8 de agosto, a formatura da primeira turma da edição 2025 do programa Empreenda Como Uma Mulher na capital mineira. Desenvolvida em parceria com a Aliança Empreendedora, a iniciativa certificou micro e pequenas empresárias que participaram de uma capacitação voltada ao fortalecimento do empreendedorismo feminino.

A formatura marcou o encerramento de uma jornada de cerca de 15 horas de capacitação em temas como planejamento estratégico, vendas, marketing digital, redes de contato, gestão financeira e boas práticas em gestão de negócios. Durante a celebração, foram realizados sorteios com prêmios: a criação de identidade visual para empreendedoras iniciantes e um kit de ativação promocional para mulheres que já possuem negócios em funcionamento. As participantes também tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos, trocar experiências e ampliar as redes de relacionamento.

Na abertura da cerimônia, representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil, da Aliança Empreendedora e da Prefeitura de Belo Horizonte celebraram juntos a conquista das formandas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego de BH, Adriano Faria, reforçou o orgulho da capital mineira em sediar ações que fortalecem a jornada das empreendedoras e o desenvolvimento econômico local. “Ao apoiar essas trajetórias, promovemos mais do que geração de renda e  também impulsionamos autonomia, redes de apoio e o protagonismo feminino no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou.

A analista de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Michelle Fernandes, destacou a satisfação de ver o programa avançando em Minas Gerais. Na sequência, Camila Reis, líder de projetos na Aliança Empreendedora, realizou dinâmicas com as formandas, incentivando a continuidade das trocas e das parcerias para o sucesso coletivo. “Além de transformar vidas, o empreendedorismo é uma poderosa ferramenta para fortalecer comunidades”, ressaltou.

Entre as formandas, a história de Mara Diniz se destacou. Mãe de trigêmeas, ela conciliou a criação das filhas com trabalhos informais de vendas e produção caseira de alimentos, mas nunca conseguiu formalizar o negócio. “O curso me mostrou que empreender vai trazer mais alegria para nossa rotina, além de mais estabilidade financeira. Meu sonho é transformar minha garagem em um ponto de referência no bairro, vendendo desde compotas e pães de queijo até presentes rápidos, para facilitar a vida das pessoas”, contou.

Já Priscila Nogueira, proprietária da Pizza Crek Belvedere e ganhadora do sorteio de um kit de ativação promocional da Coca-Cola, comemorou a oportunidade de colocar em prática, de forma imediata, os aprendizados de gestão, marketing e finanças. “Já percebo um retorno positivo no meu negócio em pouco tempo. Ganhar o kit foi um presente a mais, principalmente pelo quadro para expor meus produtos, que vai me ajudar a atrair novos clientes”, destacou a empreendedora.

Também formanda da primeira turma de BH, a artesã Ana Paula Rolim, que recebeu como prêmio a criação de sua identidade visual, destacou que o programa ampliou sua visão sobre planejamento e nicho de mercado. “Agora quero focar em um segmento só e crescer, além de atualizar minha formalização para alinhar com minha nova fase profissional.”

O Empreenda Como Uma Mulher é voltado para empreendedoras de qualquer segmento e oferece conteúdos exclusivos por meio de turmas no WhatsApp, mentorias individuais e encontros presenciais. Apenas na primeira etapa em Minas, voltada para Belo Horizonte, Itabirito e Nova Lima, cerca de 340 mulheres concluíram a formação. As inscrições para a segunda rodada estão abertas até o dia 24 de agosto no site e abrangem também os municípios de Moeda e Brumadinho. Essa será a segunda de três rodadas previstas até setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *