Projeto de hortas ecológicas fortalece sustentabilidade e alimentação saudável em Itabirito
Um projeto de hortas ecológicas comunitárias, selecionado pelo programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente”, da Coca-Cola FEMSA Brasil, foi implantado na Pastoral da Criança e do Menor, em Itabirito (MG). A iniciativa é focada no cultivo sustentável de alimentos e na educação ambiental como ferramentas de transformação social.
Idealizadora da horta, a analista de RH da Coca-Cola FEMSA Brasil em Itabirito, Ranuzia Oliveira, conheceu o “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” por meio das ações do Programa de Educação Ambiental (PEA). A partir dessa mobilização, surgiu a proposta de estruturar hortas ecológicas com envolvimento direto da comunidade. Segundo a colaboradora, a ideia nasceu da observação de que a própria comunidade poderia atuar como apoio no desenvolvimento da horta, o que fortalece o trabalho coletivo.
A horta foi desenvolvida em três grandes caixas d’água, utilizadas como canteiros de cultivo. O modelo prioriza práticas sustentáveis, com uso racional dos recursos naturais e baixo impacto ambiental. As estruturas também vão permitir, futuramente, o reaproveitamento da água da chuva, que será utilizada para a irrigação, o que vai reduzir custos com abastecimento e promover o consumo consciente de água.
A iniciativa beneficia diretamente alunos, membros da comunidade e funcionários da instituição atendida. Entre os impactos esperados estão a redução de custos com alimentos, a promoção de uma alimentação mais saudável, a diminuição do impacto ambiental e o fortalecimento da educação ambiental e da sustentabilidade no território.
Segundo Ranuzia, o reconhecimento do projeto como vencedor do programa representa um marco pessoal e coletivo. “Para mim, traz orgulho, motivação e a certeza de que o esforço valeu a pena, além de incentivar a continuar acreditando em ideias sustentáveis. Para a comunidade, esse reconhecimento mostra que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças, fortalece o trabalho coletivo e incentiva mais pessoas a participarem de ações que cuidam do meio ambiente e melhoram a qualidade de vida de todos”, afirma.
A Coca-Cola FEMSA Brasil apoiou a implementação da iniciativa e acompanhará os resultados previstos. A execução da horta conta com a parceria da Adesiap Minas, unidade Itabirito, responsável pelo gerenciamento do projeto. De acordo com o coordenador comercial da entidade, Eron Murta, “a parceria com a empresa vem sendo construída de forma consistente, com a realização de diferentes iniciativas socioambientais em Itabirito”.
Sobre o projeto das hortas, ele explica que a Adesiap atuou na identificação da entidade que recebeu a iniciativa, na articulação entre atores do projeto, na governança e na adequação do escopo. “Nosso papel foi basicamente o gerenciamento do projeto, com a compra dos insumos, de toda infraestrutura e da mão de obra local. Somos gratos à Coca-Cola FEMSA por nos permitir participar de um projeto de sucesso, que impacta profundamente a comunidade e que vai ajudar diretamente muitas pessoas”, conta.
Criado em 2020, o programa “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” tem como objetivo estimular o sentimento de pertencimento e incentivar os colaboradores da Coca-Cola FEMSA Brasil a se tornarem agentes de transformação em suas comunidades, conectando desenvolvimento social, preservação ambiental e impacto positivo de longo prazo. “O programa existe para dar visibilidade e apoio a ideias que já nascem com propósito. Projetos como a horta ecológica mostram como iniciativas simples, construídas a partir da escuta da comunidade, podem gerar impactos reais e duradouros”, ressalta Fabiana Taislam, head de Comunicação Externa e ESG da Coca-Cola FEMSA Brasil.

