Itabira ganha mural em homenagem a Drummond produzido pelo artista Eduardo Kobra
Produção artística, que faz homenagem ao poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, compõe a grande galeria a céu aberto promovida pelo MAPA (Mostra de Arte Pública), que ocorre na cidade mineira até o dia 15 de outubro.
O festival, que reúne artistas de renome nacional e internacional, além de itabiranos que estão começando no ramo artístico, busca potencializar a arte e a cultura por meio de pinturas em empenas e instalações públicas, lançando novos olhares e cores sobre o patrimônio cultural da cidade e criando uma galeria a céu aberto.
Eduardo Kobra produziu e assinou um grande mural em referência a Carlos Drummond de Andrade, homenageando e reforçando a importância do poeta para as culturas regional e nacional. Segundo Kobra, ”estar aqui em Itabira é uma honra, um grande privilégio. Ocupar um espaço aqui na cidade e, de certa forma, transformá-la um pouco através da pintura, é muito gratificante. Estou sempre entusiasmado em pintar, com as oportunidades que surgem, com essa questão cultural, como no caso da referência a Carlos Drummond de Andrade. Sempre que tem essa conexão importante, com memória, com história, são temas que realmente me movem. Esses ícones, esses grandes brasileiros, essas grandes referências, acredito eu, que muitas pessoas conhecem, leram alguma coisa, mas para as novas gerações não seja tão familiar. Por isso, acho que através da arte de rua, a arte pública, conseguimos levar essas referências para um maior número de pessoas”.
O festival MAPA Itabira é realizado pela Prefeitura de Itabira e Associação Cultural Casinha, com produção e curadoria da Pública Agência de Arte e parceria do Consulado da Itália em Minas Gerais.