Forbes indica frigorífico mineiro como uma das 100 maiores empresas do agronegócio brasileiro
A Plena Alimentos, uma das maiores empresas do segmento de proteína bovina do país e com atuação expressiva no mercado internacional, é destaque em um dos principais rankings de negócios do Brasil. A empresa, integrante do Grupo CDM, foi listada entre as 100 maiores do agronegócio brasileiro pela revista Forbes. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 13 de dezembro em São Paulo (SP).
Em comparação ao ano anterior, a Plena subiu 22 posições no ranking Forbes Agro100 e agora ocupa a 69ª posição. O sócio fundador e vice-presidente da companhia, Claudio Ney de Faria Maia, representou a empresa no evento e ressaltou que o reconhecimento é um indicativo do sucesso da estratégia de expansão e liderança da companhia no setor. “O ranking confirma nosso potencial e reforça o diferencial competitivo da Plena”, declarou. Atualmente, a empresa mantém três unidades industriais de abate de bovinos, duas unidades industriais para beneficiamento de carnes e uma central de armazenagem e distribuição de produtos alimentícios nos estados de Minas Gerais, Tocantins e Goiás.
Além das plantas frigoríficas, o Grupo CDM possui a maior e uma das mais modernas operações de confinamento de gado da América Latina, a Agropecuária Grande Lago, que tem unidades em Jussara (GO) e Igaratinga (MG) com capacidade de abater 180 mil bois por ano. Todos os animais confinados são rastreados e aptos à exportação.
Recentemente, o grupo lançou no varejo nacional a linha Petsko Snacks Naturais, de produtos para animais de estimação. A fábrica da Petsko foi inaugurada em 2021, em Paraíso do Tocantins (TO), e conta com a qualidade e expertise da Plena, que já participava indiretamente do segmento pet, fornecendo matéria-prima. A meta é que, em cinco anos, 5% das receitas do grupo venham da Petsko.
Segundo Maia, estão sendo feitos investimentos em modernização e ampliação das plantas. A projeção é de um crescimento, em 2024, de aproximadamente 18% em relação ao registrado neste ano.