Rafael Serrallet participa de masterclass de violão em Belo Horizonte
Violonista clássico espanhol estará no Brasil a convite do Instituto Cervantes para eventos gratuitos
No dia 16 de outubro, às 10h, o Instituto Cervantes de Belo Horizonte promove, no Conservatório de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (avenida Afonso Pena, 1534) uma masterclass dirigida aos alunos de violão e ao público em geral – fãs e estudiosos do instrumento. A aula será ministrada pelo violonista clássico espanhol Rafael Serrallet e tem entrada gratuita. O tema principal é a expressão, através do violão, dos padrões musicais predominantes na Espanha. O músico espanhol explicará as principais técnicas interpretativas, fazendo referência a vários compositores importantes do país.
Já no dia 17, às 19h30, o músico fará um concerto, na sede do Instituto Cervantes (rua dos Inconfidentes, 600). “Mágica guitarra. Un instrumento, dos continentes”, de Rafael Serrallet, tem entrada gratuita até atingir a capacidade máxima do local. O concerto inclui algumas das peças mais características do repertório violonístico, juntamente com outras obras menos conhecidas, levando o público a uma viagem pela música espanhola, na qual interpretará um repertório de obras clássicas de compositores como Albéniz, Villalobos, Piazzolla, Tárrega, entre outros.
“Acreditamos que será uma excelente oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre a cultura espanhola por meio da música. Nosso intuito é difundir essa arte ao público belo-horizontino, fomentando a cultura e as tradições espanholas para quem aprecia ou quer aprender mais a respeito”, destaca o diretor do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Eduardo Maura.
Definir Rafael Serrallet (Valencia, 1971) com uma só palavra é impossível, mas se alguma se aproxima, seria paixão. Paixão pela música, pela beleza, pelo violão, por transmitir emoções, por conectar com os espectadores. Tanto na intimidade do recital de salão como nos grandes cenários ao ar livre com milhões de pessoas, Serrallet apaixona, e com a magia de seu violão é capaz de seduzir o público de uma maneira comovedora. Com trinta anos de carreira e mais de mil concertos em cem países, Rafael é provavelmente o concertista espanhol mais internacional do momento e converteu-se por méritos próprios em um dos embaixadores da música espanhola no mundo.