Mercado de equinos movimenta R$ 30 bilhões por ano no Brasil

Animais atraem investidores e apaixonados

Com cerca de 5,5 milhões de animais, o Brasil tem hoje o quarto maior rebanho de equinos do mundo, ficando atrás apenas de China, México e EUA. Responsáveis pelo desenvolvimento dos principais ciclos econômicos do país, desde o Pau-Brasil, passando pelo açúcar e os metais preciosos, esses animais continuam movimentando a economia no século 21, seja na lida, no lazer ou nas competições.

Segundo estudo em andamento, coordenado pelo engenheiro agrônomo e professor doutor do departamento de economia, administração e sociologia da Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), Roberto Arruda Souza Lima, o setor de equinos tem uma movimentação financeira hoje que supera R$ 30 bilhões e emprega cerca de 3 milhões de pessoas no Brasil. “O universo que gira em torno da cadeia produtiva e dos negócios da equinocultura vai muito além da compra e venda dos animais. Outros vários segmentos estão relacionados com a criação da raça como fábricas de ração, feno, indústria farmacêutica, ferrageamento, selarias, serviços veterinários, entre diversos outros”, destaca a presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), Cristiana Gutierrez.

Entre os destaques desse nicho econômico estão os animais da raça Mangalarga Marchador, que lideram esse rebanho correspondendo a 31% do plantel brasileiro. Fruto do cruzamento de cavalos Álter, de origem portuguesa, com éguas selecionadas para sela, o sucesso da raça se deve à versatilidade que o animal apresenta: o atual plantel de 709 mil cabeças se divide entre animais utilizados no lazer, esporte e trabalho.

A diretoria da ABCCMM afirma que o cenário é otimista. Hoje a entidade congrega 22 mil associados ativos divididos em 50 núcleos nacionais e internacionais. Números que não param de crescer, são centenas de novos criadores do Mangalarga Marchador todo mês.

Belo Horizonte recebe 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Entre os dias 17 e 29 de julho será realizada a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, no Parque Bolivar de Andrade (Parque de Exposições da Gameleira), em Belo Horizonte (MG). Iniciativa da ABCCMM, o evento é considerado o maior da América Latina que reúne apenas uma única raça, além de ser o maior evento privado, depois do Carnaval, que reúne milhares de pessoas, movimentando a economia e o turismo na capital mineira.

Realizada anualmente, desde 1982, no Parque da Gameleira, a Nacional comemora Bodas de Esmeralda em 2023, um momento muito especial para celebrar quatro décadas de evolução do evento que é o mais esperado pelos criadores e fãs da raça. Concursos de marcha, provas funcionais e sociais, servirão para o julgamento dos animais participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil. Palestras técnicas com especialistas e provas esportivas também fazem parte do calendário. O evento conta ainda com atrações para toda a família, entre shows, estandes diversificados e circuito gastronômico com muitas opções. Para a criançada, haverá espaço kids e minifazenda.

40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

Data: 17 a 29 de julho

Horário: 8h às 22h

Local: Parque de Exposições da Gameleira (Avenida Amazonas, 6.020 – Gameleira – Belo Horizonte (MG)

Ingressos: nacionalmarchador.com.br/40a-exposicao-nacional-do-mangalarga-marchador__985

Instagram: @abccmmoficial

Serviço: 40ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga MarchadorData: 17 a 29 de julhoHorário: 8h às 22hLocal: Parque de Exposiç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.