Escritor mineiro Leo Cunha é homenageado no Mês Literário em BH
Iniciativa de rede de ensino foi criada para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril)
Por considerar que a formação das crianças está fortemente associada à leitura, uma rede de ensino criou, em Belo Horizonte, o Mês Literário para comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril) e o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril). A iniciativa é voltada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Anos Iniciais, com homenagens a autores brasileiros.
Neste ano, o escolhido foi o escritor mineiro Leo Cunha, que já escreveu mais de 60 livros, entre literatura infantil e juvenil, crônicas, poesias, peças teatrais e músicas. São histórias marcantes e alguns títulos nomeiam projetos literários da grade pedagógica da rede de ensino.
Outro projeto da escola é a Biblioteca da Dona Livrolina. A personagem é uma bibliotecária aposentada que se apresenta às crianças no início do ano letivo. Nesse encontro, ela promove dinâmicas literárias e convida os pequenos estudantes a confeccionarem o livro da turma. No final do ano, Dona Livrolina retorna à escola para apreciar as obras criadas pelos alunos e para compartilhar saberes e experiências trazidas nos livros lidos ao longo do ano. “Nossa proposta pedagógica para a Educação Infantil é baseada em projetos que privilegiam o lúdico, o movimento, a interatividade, a socialização, a fantasia e a aprendizagem de conceitos fundamentais para as crianças”, afirma Toshanska Viana Semensato, coordenadora geral da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Coleguium Rede de Ensino.