IPTU de Belo Horizonte tem reajuste de 5,9% e pode ser parcelado em 11 vezes
Educador financeiro analisa se vale a pena pagar o imposto à vista com desconto de 6%
O IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) de Belo Horizonte de 2023 terá reajuste de 5,9%. De acordo com a prefeitura da cidade, o tributo poderá ser pago em até 11 parcelas mensais a partir de 15 de fevereiro.
Quem optar por pagar o IPTU até 27 de janeiro terá um desconto de 6%. O desconto será aplicado entre o valor mínimo estabelecido pela prefeitura de BH e o integral: quem quitar à vista terá 6% sobre o valor total. Já quem pagar somente uma parte terá desconto proporcional a essa quantia e poderá parcelar o restante.
Nesse momento, os cidadãos belo-horizontinos questionam se vale a pena aproveitar o desconto de 6% para quitar o imposto à vista. Segundo o educador financeiro do C6 Bank, Liao Yu Chieh, a decisão de pagar à vista depende da situação de cada um. “Se a pessoa estiver com dívidas, é muito provável que não tenha a quantia necessária para quitar o IPTU à vista. Não vale se endividar ainda mais, seja com empréstimo, cheque especial ou cartão só para pegar esse desconto de 6% equivalente a uma taxa interna de retorno de 13,3% ao ano”, diz.
Se o contribuinte tem dinheiro suficiente para pagar o IPTU sem comprometer outros compromissos financeiros, aproveitar o desconto acaba sendo vantajoso. “Além de aproveitar o desconto superior à rentabilidade líquida da Poupança e dos CDBs com liquidez diária, a pessoa tira esse débito da lista de contas a pagar do restante do ano”, orienta Liao.
O educador financeiro lembra que despesas como IPTU e IPVA são cobradas todos os anos. O ideal é que o contribuinte se planeje para conseguir ter dinheiro para quitar esses impostos à vista para aproveitar os descontos. “Se não deu para pagar à vista neste ano, não tem problema. Organize-se ao longo do ano para criar uma reserva para pagar essas contas recorrentes”, afirma Liao.