Conta corrente em moeda estrangeira é boa opção para viagens internacionais
Câmbio com valores menores e alíquota diferenciada por transferência são algumas das vantagens das contas globais
Viagens internacionais exigem planejamento e um dos principais pontos de atenção é sobre como levar dinheiro. Uma das opções que vem ganhando força é a conta corrente em moeda estrangeira.
Uma conta global pode ser aberta de forma prática e rápida, sem burocracia, no mesmo aplicativo no qual se administra a conta em reais, opção que facilita a vida dos clientes. Além disso, há diversas vantagens financeiras, como o câmbio comercial na hora de fazer as transações, o que garante uma conversão mais vantajosa para o cliente. Outra vantagem é tributária. No C6 Bank, pioneiro em oferecer esse tipo de produto, as compras em moeda estrangeira, feitas com cartões de crédito internacionais, pagam 6,38% de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), enquanto na Conta Global cai para 1,1% por transferência.
“A dica de dividir a compra de moeda estrangeira entre os meses anteriores à viagem para minimizar oscilação de moedas ainda é válida. A vantagem é que agora, em vez de comprar dinheiro em espécie, é possível usar uma conta corrente internacional e fechar câmbio mês a mês, o que facilita o planejamento financeiro e o controle de gastos da viagem,” explica Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank.
O câmbio do real para moeda estrangeira na C6 Conta Global está disponível 24 horas no app do C6 Bank de forma simplificada. Depois de confirmar a operação, o valor cai na conta internacional instantaneamente. Os cartões podem ser usados em qualquer lugar do mundo, nesse caso, com o dólar como referência nas conversões. Além das operações com cartão, também é possível realizar saques em caixas eletrônicos da rede Cirrus espalhados por diversos países; nos ATMs da rede Chase, nos Estados Unidos, o cliente não paga para sacar.
“Desenvolvemos as contas globais porque uma das maiores dores dos brasileiros que viajam ao exterior ou usam o cartão de crédito eram os altos custos das operações financeiras”, destaca o chefe de produtos para pessoas físicas no C6 Bank, Maxnaun Gutierrez. O cliente economiza também com taxas bancárias. O spread, que é 2% na conta em dólar e de 2,5% na conta em euro, pode chegar a 7% no cartão emitido por alguns bancos brasileiros. Ao somar todos os recursos economizados, o cliente pode poupar até 10% do valor das compras no exterior.
Mesmo para quem não vai viajar, abrir uma conta global pode ser conveniente por dois motivos: começar a fazer uma reserva em dólar, ou em outra moeda, para uma viagem futura, ou para fazer compras internacionais com taxas mais atrativas.