Importador de alimentos com unidade em Nova Lima inicia distribuição no Brasil de tâmaras de Dubai

O Grupo Polico registou um faturamento de R$ 300 milhões em 2023, um aumento de 12% na comparação ao ano anterior. A empresa, que hoje conta com cerca de 300 colaboradores e um catálogo que engloba aproximadamente 600 itens, movimenta, mensalmente, cerca de 3 mil toneladas de mercadorias, que são distribuídas em todo o território brasileiro e variam entre especiarias, frutas secas, grãos e chás.

Recentemente a empresa iniciou a distribuição exclusiva das Tâmaras Jomara. Pela primeira vez disponíveis no Brasil, as tâmaras premium são importadas de Dubai. As tâmaras, também conhecidas como as ‘frutas do deserto’, forneceram nutrição para sustentar a vida no Oriente Médio e Norte da África por milênios. Hoje, são reconhecidas como um superalimento e consumidas em todo o mundo. A tendência global para um estilo de vida mais saudável tem impulsionado a procura por alimentos que se alinhem a essa filosofia de bem-estar. Com as tâmaras sendo classificadas como um superalimento, a demanda pela fruta está crescendo globalmente, ganhando destaque nas escolhas alimentares em todo o mundo.

A preferência por produtos orgânicos é outra tendência que tem contribuído para o crescimento do mercado de tâmaras. À medida que o consumo de alimentos orgânicos deixa de ser um nicho e passa a ser uma escolha convencional, a demanda por tâmaras orgânicas tem aumentado, consolidando ainda mais a presença deste fruto na rotina alimentar das pessoas.

As tâmaras orgânicas Jomara são cultivadas em fazendas na cidade de Al Ghat, na Arábia Saudita, uma região famosa por seu clima ideal, solo rico e água doce, perfeita para o cultivo de tamareiras. São utilizados métodos agrícolas sustentáveis de ponta, empregando tecnologia própria de cultivo e processamento, que permitem produzir tâmaras orgânicas de alta qualidade. “Vale destacar que elas possuem um prazo de validade de até um ano, conservada em temperatura ambiente. O que a difere das demais tâmaras encontradas no Brasil atualmente”, destaca o empresário.

Atualmente o Grupo Polico distribui algumas variações das Tâmaras Jomara no Brasil como: tâmaras recheadas com pistache, casca de laranja, amêndoa e noz-pecã. Ainda farão parte do catálogo, a linha de bombons de tâmaras e chocolate belga, a calda de tâmara e os biscoitos da linha Jomara.

“Ter a exclusividade de distribuir no Brasil de forma inédita um produto de alto luxo, com uma qualidade excepcional, que possui um cuidado extremo desde o cultivo até a produção do produto final, é extremamente especial para o nosso Grupo. Além disso, defendemos a questão da alimentação saudável e do bem-estar, por isso buscamos oferecer itens dessa categoria em nosso catálogo”, acrescenta Luiz.

Atualmente, o grupo conta com três Centros de Distribuição, localizados em Nova Lima (MG), Itajaí (SC) e Carapicuíba (SP), com cerca de 10 mil posições de porta paletes ao todo. Possui também três fábricas de temperos, especiarias e processamento de frutas secas, situadas em Jandira (SP), Cotia (SP) e Carapicuíba (SP). Nos próximos meses, haverá a inauguração de mais uma fábrica, agora em Minas Gerais, na cidade de Extrema. “O intuito é ampliar nossa capacidade de produção, garantindo mais velocidade e segurança para o cliente”, comenta um dos sócios do Grupo Polico, Luiz Fernando Franca.

Com 22 anos de história a empresa segue inovando constantemente, atenta às tendências de mercado. Atualmente 80% dos produtos distribuídos pelo Grupo são importados de diversos países como: Argentina, Canadá, Chile, China, Egito, Estado Unidos, Indonésia, Marrocos, Peru, Turquia, Vietnã, entre outros. Além disso, a empresa trabalha com diversos produtos de origem brasileira como castanha-do-pará, noz-pecã e castanha de caju. “Os produtos são cuidadosamente analisados para confirmarmos sua qualidade por meio de um laboratório próprio para avaliação de todos os itens que entram no circuito da empresa”, ressalta Luiz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.