Empresas investem em processos automatizados para recrutamento e seleção
São Paulo 29/4/2021 – A Atração de Talentos deveria focar no comportamento, pois é mais difícil mudá-lo do que ensinar novos conhecimentos.
As empresas estão investindo, cada vez mais, em processos automatizados para o recrutamento e seleção de pessoas, tendo como objetivos facilitar e melhorar as condições de trabalho no setor de Recursos Humanos.
Responsável por encontrar os talentos ideais para cada cargo, o setor de Recrutamento e Seleção é, sem dúvida, um dos mais importantes de uma empresa. Quando a pessoa mais adequada para uma atividade é contratada, os processos fluem melhor, a produtividade aumenta e a organização trilha rumo ao sucesso.
As empresas estão investindo, cada vez mais, em processos automatizados para o recrutamento e seleção de pessoas, tendo como objetivos facilitar e melhorar as condições de trabalho no setor de Recursos Humanos. Tiago Mavichian, CEO e Fundador da Companhia de Estágios, afirma: “Hoje, o RH tem à disposição softwares, tecnologias imersivas e testes sofisticados para refinar contratações. Só que isso já não é mais suficiente, afinal, o mundo ficou tão acelerado e complexo que, se o profissional sair do processo seletivo exatamente como entrou, algo deu errado.” E isso não se refere apenas ao fato de oferecer feedback e, sim, sobre proporcionar aprendizado e desenvolvimento, inclusive aos talentos reprovados.
Mavichian acrescenta: “Nós fizemos experiências assim ao longo de 2020, agregando webinars, oficinas, treinamentos e capacitações em diferentes fases do processo seletivo, com retornos bastante positivos. Turbinar a jornada do recrutamento com iniciativas que promovam aprendizado faz bem tanto aos candidatos quanto às empresas, que, entre outras vantagens, fortalecem a marca empregadora.”
A Atração de Talentos deveria focar no comportamento, pois é mais difícil mudá-lo do que ensinar novos conhecimentos.
Atualmente, as organizações têm valorizado cada vez mais seus colaboradores com premiações, treinamentos, entre outras estratégias, com a intenção de reter os talentos reduzir a taxa de turnover. Mas para que este seja um processo eficaz, é necessário que seja otimizado desde os de recrutamento e seleção, que devem ser planejados e estruturados.
E tudo começa na divulgação da vaga. Se antes os anúncios ficavam restritos aos murais e bancos de empregos, hoje essa divulgação é bastante ampla. A tecnologia e as mídias sociais têm colaborado bastante na divulgação das oportunidades de trabalho. “Esta curva de contratações em outras regiões gerada pelo teletrabalho reforça que a alternativa deu certo e veio para ficar. Temos flexibilidade, economia de tempo e, sobretudo, diversidade cultural. Pessoas de lugares distintos acrescentam visões diferentes e isso só enriquece o negócio das empresas empregadoras”, comenta Patrícia Carvalho, CMO da Revelo.
Os recrutadores utilizam o meio virtual e redes sociais, como LinkedIn, para ampliar o alcance das suas vagas e, consequentemente, aumentar as chances de encontrar os melhores candidatos. E todos saem ganhando – os profissionais de todas as áreas e as equipes de Recursos Humanos. “A Revelo, por exemplo, já conecta brasileiros com equipes estrangeiras. Há busca de perfis para posições no Vale do Silício, Nova York e Holanda”, enfatiza.
Com a pulverização dos anúncios de emprego pela rede, o número de inscritos em uma vaga hoje facilmente chega a milhares. Com tantos candidatos, para encontrar os melhores profissionais, é possível utilizar softwares de recrutamento a fim de realizar essa tarefa de forma automática e de acordo com filtros estabelecidos previamente. Uma das mais conhecidas e utilizadas plataformas de ATS (Applicant Tracking System ou Sistema de Rastreamento de Candidatos) no Brasil é a Vagas.com, que é parceira da ETALENT.
Se é mais difícil mudar o comportamento do que aprender novos conhecimentos, naturalmente é mais razoável fazer o recrutamento identificando aquelas pessoas com maior nível de adequação comportamental à vaga.
Esse processo pode ser feito por entrevistas e testes – e a tecnologia é uma ótima aliada nessa missão. Com o uso de softwares de análise comportamental , é possível definir o perfil da vaga e cruzar com os dados dos candidatos para identificar quais são os mais adequados à função.
Em 2017, o publicitário Kleber Piedade fundou a Matchbox exatamente com esse foco: elaborar processos seletivos com base em bots. “Existe uma procura crescente de empresas por processos de seleção automatizados. A gente elabora uma experiência de inscrição e recrutamento muito mais ágil e fluida, sem aqueles formulários longos que perguntam até os nomes dos pais do candidato”, conta Kleber. “É a tecnologia sendo usada para que as empresas ganhem tempo na seleção.”
Outro elemento interessante para um processo seletivo certeiro é a realização de dinâmicas de grupo. Elas permitem a avaliação e a análise de aspectos comportamentais. Quando bem desenvolvidas, as atividades em grupo contribuem para que a contratação seja bem-sucedida, ajudando a encontrar o profissional mais adequado à função.
Esses testes variam de acordo com os objetivos das empresas e podem incluir avaliação de escrita, informática, conhecimento em inglês, raciocínio lógico, entre outros. Há organizações que aplicam avaliações práticas utilizando atividades parecidas com as da rotina do cargo, para avaliar o desempenho dos candidatos nessas tarefas. “O diploma mostra qual graduação você fez. Mas, quando algum game é proposto, por exemplo, consigo ter acesso a muitas outras informações – um jogo propõe desafios e o candidato mostra quais estratégias usa diante de dificuldades”, explica Márcia Ballariny, professora de planning for branding da ESPM-Rio.
Em resumo, a transformação digital exige processos de recrutamento e seleção mais assertivos, ágeis e humanizados. É preciso levar em consideração não apenas as hard skills, como também as soft skills dos candidatos. Em um mundo corporativo como o de hoje, o foco, antes em altas demandas e metas, está se voltando para pessoas e resultados cada vez mais.
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