Indústria mineira conquista espaço no mercado externo
Atualmente, a Embaré exporta para 43 países e pretende abrir novos mercados ainda neste ano
A empresa de laticínios Embaré, com três fábricas em Minas Gerais, registrou, neste ano, importantes conquistas no mercado externo. A companhia retomou os mercados da Índia, Bulgária e Egito e passou a exportar seus caramelos para a Somália, Mauritânia, Argélia e Libéria. Também conquistou a Costco do Canadá, segundo maior varejista do mundo, com mais de 100 lojas no país e 12 milhões de associados (que correspondem a 43% da população). “Estamos em negociações com a rede CVS dos Estados Unidos e com a Costco da Coreia do Sul por meio dos nossos distribuidores locais”, acrescenta Felipe Antunes, gerente de exportação da Embaré.
Também para a linha de lácteos a empresa tem boas perspectivas para o ano. Abriu, recentemente, os mercados da Bolívia e da República Dominicana com exportação do leite condensado e consolidou a exportação de leite, creme de leite e leite UHT no Paraguai, quando embarcou 228 toneladas desses produtos em 2020. A expectativa é de um crescimento de 10% de volume em 2021. Já para a Venezuela são exportados leite condensado, creme de leite, doce de leite e bebida láctea. Em 2020, a Embaré embarcou 712 toneladas de lácteos para o país e pretende manter o ritmo em 2021.
“Mesmo passando por esse período de instabilidade devido à pandemia, enxergamos a possibilidade de trabalhar a linha de lácteos (principalmente leite condensado e creme de leite) e conseguimos bons resultados em 2020. A perspectiva é de ampliar a venda de lácteos em 2021 e conseguir manter os bons resultados alcançados em 2020 no mercado de doces”, afirma Antunes.
O catálogo de exportação da Embaré engloba mais de 40 versões dos famosos caramelos, além de produtos assinados pela marca Camponesa, como leite UHT, creme de leite, leite condensado, doce de leite e bebida láctea. O alto padrão de qualidade da indústria, que segue normas internacionais, além do trabalho contínuo em pesquisa e desenvolvimento permitem que a empresa atenda diferentes mercados ao redor do globo. Hoje, os caramelos são o carro-chefe de exportação da companhia, tendo sua linha completa exportada – desde os caramelos tradicionais (quadradinhos), recheados, toffees, caramelos premium até suas balas mastigáveis.
Segundo Felipe, o mercado externo é muito aberto em relação a novos sabores e produtos. “Com o intuito de alcançarmos diferentes públicos, de maneira mais assertiva e visando ampliar as opções oferecidas, estamos em constante trabalho junto aos nossos distribuidores para entender quais os itens podem ter mais sucesso em cada um dos países. Sabores, tamanhos, apresentações e outros aspectos são sempre avaliados. Atentos a isso, estamos sempre inovando na formulação dos nossos produtos. Esse ano estamos lançando produtos, para suprir demandas específicas de mercado – o novo Fruitfull Splits chega com um forte apelo de sabor, trazendo o benefício da mistura das frutas. Já o Caramelo Sugar Free vem para atender um público que procura por opções de confeitarias que entregam sabor e saudabilidade”, completa.
Considerando os novos mercados conquistados em 2021, a Embaré está presente em 43 países. “Trabalhamos constantemente para que nossos números sejam superados e que tenhamos crescimento nos mercados em que já estamos presentes, além de conquistar novos territórios”, afirma Felipe Antunes, gerente de exportação da Embaré.
Atenta às oportunidades de negócio, a Embaré já fechou um calendário de feiras internacionais para esse ano, que se iniciou com a participação da companhia na Gulfood Dubai, a maior feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio. Para os próximos meses estão previstos ainda a participação nas feiras Sweets and Snacks em Chicago (Estados Unidos), no mês de junho, Anuga, em Colônia (Alemanha), no mês de outubro, e Yummex (Emirados Árabes Unidos), em novembro.