Rede educacional abre inscrições para programa complementar aos estudos tradicionais em BH

O CriAtiv, programa educacional que busca caminhos inovadores para os processos de ensino e aprendizagem, está com inscrições abertas. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone (31) 2125-6930 ou e-mail criativ@redelius.com.br.

Lançado pela Rede Lius Agostinianos, que, desde 1934, atua na educação por meio do Colégio Santo Agostinho e escolas sociais, o programa tem o propósito de promover uma educação que prepara as atuais e futuras gerações para a sociedade do século 21. Para isso, busca o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade, da resolução de problemas relevantes de média e alta complexidades, de valores éticos e de competências como a colaboração, a comunicação e o autoconhecimento – atuando de maneira complementar ao importante ensino regular.

O CriAtiv, que está organizado em três dimensões (autonomia, experiência e expansão), é um curso livre destinado a estudantes do 5º ao 9º ano de qualquer escola de Belo Horizonte e região metropolitana. Com carga horária de 8 horas semanais, é oferecido no contraturno da escola regular e organizado em módulos semestrais. As aulas serão realizadas na Casa Rede Lius, situada na rua Josafá Belo, 100, no bairro Cidade Jardim.

As aulas são realizadas nas segundas-feiras e quartas-feiras ou terças-feiras e quintas-feiras, das 7h30 às 11h30 ou das 14h às 18h. No entanto, os estudantes podem se matricular mesmo com o curso em andamento, pois a dinâmica do CriAtiv permite que não haja perdas no aprendizado do semestre. Todas as sextas-feiras os mediadores de aprendizagem passam por uma formação, mantendo uma qualificação e atualização continuadas.

“O programa convida os alunos a ver o mundo com um olhar problematizador e, a partir daí, desenvolverem projetos que buscam solucionar problemas reais que afetam o dia a dia da comunidade em que estão inseridos”, explica Paulo Andrade, consultor Pedagógico da Rede Lius Agostinianos e responsável técnico do CriAtiv.  O programa trabalha com a Educação STEM, sigla em inglês para denominar as disciplinas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

“A grande inovação é a forma como o CriAtiv faz acontecer. Um caminho inovador para promover a aprendizagem dos jovens no mundo atual, adotado em vários países. Mais do que uma metodologia, é uma abordagem que faz o desenvolvimento de competências do século 21 acontecer”, conta Andrade.

A condução de todos os trabalhos tem como referência a utilização das Metodologias Ativas: aprendizagem baseada em problemas e por projetos, aprendizagem colaborativa, “design thinking” e “cultura maker”. “Os alunos são os protagonistas do projeto. Eles definem, com a nossa mediação, qual problema será solucionado e qual a resolução ideal para minimizá-lo ou resolvê-lo”, enfatiza Taís Tomaz, coordenadora Pedagógica do CriAtiv.

A partir desse ponto de partida, escolhido pelos estudantes, os instrutores do curso, que são chamados de “mediadores de aprendizagem”, estruturam o plano de aula a ser vivenciado. Taís afirma que as qualidades desenvolvidas no programa serão um diferencial em um mundo que está cada vez mais competitivo. “Eles terão essa vivência numa faixa etária muito importante para o desenvolvimento cognitivo, emocional e pessoal. Isso vai ajudá-los a chegar ao Ensino Médio com mais autonomia, competência e conhecimento. Também haverá reflexos importantíssimos nas suas escolhas futuras, como o curso a seguir na universidade, a profissão que vão seguir e seus projetos de vida”, enfatiza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.