Empresas podem participar de prêmio ESG do IBEF Minas Gerais

Premiação reconhece projetos relevantes em práticas socioambientais e de governança; inscrições estão abertas até dia 20 de outubro

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do prêmio “Destaque ESG – IBEF Minas Gerais”, iniciativa do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG), que reconhece e incentiva o investimento em práticas sustentáveis e de questões ambientais, sociais e de governança nas empresas mineiras. Para se inscrever, os interessados devem enviar, até 20 de outubro, documento com apresentação do projeto e materiais de apoio para os e-mails ibefminas@ibefminas.com.br e rubem.saizano@pwc.com. O regulamento está disponível no site.

Os projetos inscritos serão julgados por uma comissão avaliadora criada pelo IBEF-MG e a consolidação dos votos será realizada pela PwC Brasil. Os critérios levarão em conta os seguintes aspectos: alinhamentos aos propósitos de negócios, papel de liderança na cadeia e no mercado de atuação, abrangência, relevância, impacto e aderência com as prioridades da função de finanças.

O Prêmio Destaque ESG integra o Projeto Nacional IBEF Verde, iniciativa baseada em nove pilares que representam a mudança de visão do mercado sobre sustentabilidade em finanças. A empresa vencedora será anunciada durante o prêmio “O Equilibrista”, promovido pelo IBEF Minas Gerais para reconhecer grandes talentos no mundo financeiro.

Os investimentos com foco em ESG têm fomentado um movimento de mudança nas empresas, o que repercute em todas as dimensões dos negócios, inclusive na área financeira. “A participação do executivo de finanças nas pautas ESG é cada vez mais relevante. Essa premiação é uma forma de destacar boas práticas e incentivar uma postura ativa desses profissionais na promoção da agenda ESG”, destaca Fábio Abreu, sócio da PwC Brasil e vice-presidente executivo do IBEF Minas Gerais.

ESG na agenda dos executivos de finanças
As práticas e indicadores ESG entraram de vez na agenda dos executivos de finanças (CFOs), conforme revela estudo conduzido pelo IBEF e a PwC Brasil. A pesquisa aponta que 78% dos executivos da área consideram as ameaças climáticas relevantes ou muito relevantes para o sucesso dos negócios. O estudo também aponta que apenas 23% dos CFOs indicam que suas organizações possuem um processo maduro para medição dos temas socioambientais.

O levantamento ainda indica uma desconexão entre a agenda ESG e as prioridades estratégicas dos negócios. Somente 33% dos executivos de finanças afirmam que suas empresas têm algum tipo de compromisso formal. Mais de 60% dos entrevistados também declararam não ter indicadores de sustentabilidade claros e harmonizados com os padrões internacionais em suas organizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.