Pesquisa mostra o perfil das pessoas com deficiência em Belo Horizonte

Instituto Mano Down vai apresentar, no dia 3 de dezembro, os resultados de um estudo quantitativo que teve a participação de 2 mil famílias

O idealizador e presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo, vai apresentar, no dia 3 de dezembro, às 10h30, os resultados de uma pesquisa quantitativa que mapeou a incidência de pessoas com deficiência e, em especial, com a síndrome de Down em Belo Horizonte. A pesquisa é inédita, visto que os censos disponibilizados não trazem uma abordagem tão detalhada em relação às pessoas com deficiência.

O evento de apresentação dos resultados será realizado na Casa Modelo Mano Down, situada na rua Japão, 180, bairro Alto Barroca, em Belo Horizonte. A data foi escolhida por marcar a comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

O estudo foi conduzido pelo Instituto Vox Populi, que ouviu aproximadamente 2 mil famílias entre os meses de outubro e novembro. A pesquisa inclui informações sobre a quantidade de indivíduos com deficiência, qual o perfil delas e se possuem alguma outra deficiência física, intelectual ou mental associada. “O estudo vai sanar uma lacuna que há muito tempo dificulta políticas públicas para essas pessoas”, afirma Leonardo Gontijo.

Atualmente, a maior parte dos indicadores disponíveis que dizem respeito às pessoas com deficiência utiliza como referência os dados obtidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com a realização do Censo Demográfico 2010, que, segundo muitos pesquisadores, não representa a realidade brasileira. “Estamos ansiosos para apresentar à sociedade esses números inéditos, que poderão ser usados como base para definir programas e leis em defesa das pessoas com deficiência”, ressalta Gontijo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.