Circuito Urbano 2020 debate os desafios da arquitetura e urbanismo em tempos de pandemia
Até o dia 30 de outubro, arquitetos e urbanistas abordam os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; programação ao vivo pode ser acompanhada no canal do Circuito Urbano no Youtube
Sempre em outubro, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições se concentrem em debater sobre como tornar a vida nas áreas urbanas melhor para todas e todos. No intitulado “Outubro Urbano”, o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) abraçou a iniciativa Circuito Urbano 2020, do ONU-Habitat, e realiza a série de debates “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia”.
Os eventos foram organizados pelo Grupo de Trabalho da Agenda 2030, da Comissão de Política Urbana do IAB em parceria com o Cities Alliance e o Observatório Metropolitano ODS (Metrods), com o objetivo de divulgar os resultados do processo de seleção de projetos e planos para o “Guia IAB para a Agenda 2030” e debater a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Até o dia 30 de outubro, renomados especialistas da área da arquitetura e do urbanismo debatem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de forma remota e gratuita. Os interessados podem acompanhar toda a programação ao vivo, pelo canal do Circuito Urbano no Youtube, sempre a partir das 18h30.
“Faltam 10 anos para chegarmos a 2030. A Agenda dos ODS é vista como um norte para um mundo melhor. E pensar o futuro do planeta é pensar o futuro das cidades e de tudo aquilo que nos afeta enquanto sociedade. A pauta climática está forte e o tema dos efeitos da pandemia é onipresente em nosso cotidiano”, afirma a arquiteta e urbanista Cláudia Pires, uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho da Agenda 2030 da Comissão de Política Urbana do IAB.
Segunda ela, há um longo caminho à frente, mas o que não faltam aos debatedores são projetos factíveis e entusiasmo para os dias de hoje. “São várias lives com grandes debatedores. O público pode acompanhar o que de melhor está sendo pensado e realizado atualmente no que se refere a cidades”, explica.
De acordo com a organização do IAB, depois de um longo e difícil processo de seleção, diante de mais de 80 inscrições, foram selecionados 51 projetos/planos que representarão a arquitetura e o urbanismo Brasileiros na publicação “Guia IAB para a Agenda 2030”.
A série de eventos “Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: desafios em tempos de pandemia” vai reunir cada um dos projetos escolhidos pela Comissão Editorial. Foram selecionados três projetos/planos por ODS – para dialogar sobre suas experiências dentro de cada ODS e os desafios de projetar em tempos de pandemia, com moderação de especialistas em cada tema.
Os projetos/planos que representarão os 17 ODS no Brasil foram selecionados por uma Comissão Editorial composta por representantes de entidades de classe, setor privado e ONGs. A coordenação da seleção ficou a cargo do arquiteto Cid Blanco Jr., representante do IAB na Comissão de Acompanhamento dos ODS da União Internacional de Arquitetos (UIA).
CRONOGRAMA – sempre a partir das 18h30
26/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e 10 (Redução das Desigualdades). Acesse o link do Youtube: https://youtu.be/Bi-TKkXmCFA
27/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 1(Erradicação da Pobreza) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Acesse: https://youtu.be/7A3-YJn5H5w
28/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável) e 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Acesse: https://youtu.be/Kud7DUbEOXw
29/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 13 (Ação Contra Mudança Global do Clima) e 14 (Vida na Água). Clique no link da live: https://youtu.be/ayShWqKL388 .
30/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). Acesse: https://youtu.be/xHAS-UWXIkc
ACOMPANHE TAMBÉM – A gravação dos debates ocorridos entre os dias 20 e 23 podem ser acessados na internet:
20/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 3 (Saúde e Bem Estar) e 15 (Vida Terrestre). Acesse: https://youtu.be/JR3TXDr8nm0
21/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 4 (Educação de Qualidade) e 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). Acesse o link da live: https://youtu.be/R6YqYTkukj0.
Outras informações sobre este tema, acesse:
22/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 5 (Igualdade de Gênero) e 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico). Acesse: https://youtu.be/nV50JKVBLKg.
Outras informações sobre este tema, acesse: https://www.iabsp.org.br/?agenda=a-agenda-2030-na-arquitetura-e-urbanismo-brasileiro-desafios-em-tempos-de-pandemia-ods-5-e-8
23/10 – A Agenda 2030 na Arquitetura e Urbanismo Brasileiro: Desafios em tempos de pandemia – ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 7(Energia Acessível e Limpa). Acesse:
Outras informações sobre este tema, acesse: https://www.iabsp.org.br/?agenda=a-agenda-2030-na-arquitetura-e-urbanismo-brasileiro-desafios-em-tempos-de-pandemia-ods-6-e-7