Consumo de bebidas funcionais aumenta durante a pandemia
Brasileiros passaram a se preocupar mais com seus hábitos alimentares, apontam pesquisas
Um levantamento do Instituto Real Big Data, realizado em janeiro, mostra que 83% dos entrevistados gostariam de se alimentar melhor. Desse total, 36% das pessoas querem incluir comidas mais saudáveis; 31%, consumir comidas mais nobres; 25%, diversificar a alimentação e 8%, incluir mais alimentos vegetarianos e veganos no cardápio. O estudo indica que o brasileiro, para fortalecer o sistema imunológico e combater ou prevenir doenças, passou a buscar por alternativas saudáveis.
Termos como imunidade, vitamina C e vitamina D tiveram um pico de buscas na internet no início da pandemia assim que os primeiros casos de Covid-19 surgiram no Brasil, de acordo com o Google Trends. Não só a procura por informações aumentaram, mas o consumo de vitaminas também cresceu. Uma pesquisa da Kantar, “Covid-19: impacto no consumo das marcas”, mostrou que houve um aumento de 330 mil lares brasileiros compradores de vitaminas.
Hoje, no mercado, estão disponíveis diversas alternativas funcionais que oferecem esses benefícios, inclusive industrializados. No Brasil, foi lançado o primeiro leite que auxilia a imunidade: o Leite Vitaminas C+D da Camponesa, marca de laticínios da Embaré. O produto é uma alternativa funcional, que fornece nutrientes essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico que protege o corpo contra infecções, vírus e bactérias. Um copo de 200 ml do leite desnatado Vitaminas C+D Camponesa corresponde a 100% das necessidades diárias recomendadas de vitaminas C e D.
A pesquisa Tetra Pak Index, levantamento anual que chegou a sua 14ª edição, também apontou que os produtos funcionais, capazes de oferecer diversos nutrientes, estão cada vez mais presentes nas casas brasileiras. O estudo aponta que, após a Covid-19, 58% dos brasileiros passaram a consumir mais produtos funcionais e 39% dizem que desejam aumentar o consumo no futuro, enquanto 57% vão manter o volume de compra atual.
Segundo a gerente de marketing da Embaré, Adriana Antunes, a empresa segue investindo e se dedicando à produção de alimentos com viés nutritivo e funcional. “Estamos em um cenário de pandemia que reforçou mais ainda a importância do cuidado e da atenção com a alimentação e os hábitos saudáveis. Hoje já oferecemos ao consumidor uma linha de leites especiais, que vão desde versões zero lactose a opções enriquecidas com vitaminas e nutrientes essenciais a saúde”, afirma.