Inovação sustentável é chave para manter indústrias competitivas

Sao Paulo, SP 3/2/2022 –

Segundo pesquisa, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis

Aderir práticas sustentáveis à indústria é uma necessidade latente diante do atual cenário mundial, pois com a escassez de recursos naturais, esse assunto está cada vez mais em pauta. 

Alguns fatores levaram à urgência da sustentabilidade. Entre eles está o aumento de tecnologias usadas no dia a dia que impactam os recursos naturais, como é o caso dos meios de transporte.

Outro fator que conta muito é o aumento exorbitante de descarte de eletrônicos, que ficam obsoletos e são substituídos por novas versões mais rapidamente. Diante dessa nova realidade, a sociedade aos poucos começou a perceber o impacto no meio ambiente e assim iniciou a busca por reverter essa situação.

Em uma pesquisa da empresa FT Focus feita com mais de 300 líderes corporativos do mundo todo, 56% dos entrevistados responderam que entendem a importância de integrar os princípios da sustentabilidade ao desenvolvimento de seus produtos e serviços.

Desafios da inovação sustentável

O intuito da inovação sustentável é estimular as empresas a serem mais escaláveis, impactando positivamente a sociedade e o ambiente em que vivem. Mas como fazer isso? Reduzir o desperdício, usar materiais menos poluentes e utilizar a tecnologia como aliada são exemplos.

Por exemplo, com soluções APS para planejamento virtual é possível simular a produção antes mesmo de pôr em prática, calculando melhor o uso dos recursos que serão necessários e assim evitando extravios desnecessários.

Além disso, um dos grandes desafios da sustentabilidade é diminuir a incidência de descartes. Segundo uma pesquisa da ONU, 99% dos produtos comprados são jogados fora dentro de seis meses

Sabendo que o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, é necessário pensar formas de alterar os produtos. Algumas empresas já trocaram a utilização de plásticos descartáveis por papel semente ou plásticos biodegradáveis

Os consumidores e a sustentabilidade

Atualmente, os consumidores esperam ações ambientais vindas das marcas e têm feito cada vez mais escolhas com base em processos de produção sustentáveis. 

Segundo uma pesquisa, 85% dos brasileiros se sentem melhor comprando produtos sustentáveis. Então, seguindo uma cadeia produtiva mais eco, a empresa torna-se mais competitiva.

Além disso, práticas ligadas à sustentabilidade trazem engajamento com a marca. Tanto por parte dos consumidores quanto dos colaboradores, que, mais engajados, tendem a trabalhar com melhor produtividade.

Pilares da inovação sustentável

Vale ressaltar que existem três pilares de inovação sustentável. O pilar social diz respeito ao capital humano envolvido com a empresa. Sejam os funcionários, clientes, parceiros, ou qualquer outra pessoa que se encontre no meio do processo produtivo. 

No caso dos colaboradores, é preciso levar em conta a segurança no trabalho, a saúde física e mental e o bem-estar. Assim como a saúde dos consumidores deve estar resguardada ao usufruir do produto ou serviço produzido pela empresa.

Já o pilar ambiental condiz a projetos, políticas e ações voltadas para minimizar o impacto causado pelos processos da fábrica à natureza. Principalmente quando o serviço/produto explora recursos do meio ambiente, precisa buscar formas de reverter o prejuízo. 

Por último, o pilar econômico da inovação compreende a capacidade da instituição manter sua escalabilidade e ainda evitar extravios à natureza. Ou seja, pensar seus processos de forma inteligente, obtendo lucros e distribuindo seus produtos e serviços ao maior número de pessoas. 

*Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor Comercial da Teclógica

Website: http://www.teclogica.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.