Escola realiza projeto de simulação inspirado na ONU em Belo Horizonte

Neste mês, será realizada em Belo Horizonte a Simulação Interna do Coleguium (SIC), um projeto educacional da rede de ensino que visa transformar alunos em protagonistas de debates inspirados no modelo das Nações Unidas. O evento, organizado pela Equipe de Humanidades do colégio, terá a participação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, na unidade da escola no bairro Ouro Preto, entre os dias 18 e 20 de junho.

Inspirada nas simulações da Organização das Nações Unidas (ONU), a SIC foi criada com o objetivo de ampliar o repertório político, histórico e social dos alunos, além de promover habilidades como oratória, pesquisa, argumentação e pensamento crítico. Segundo o professor de Geografia Welson Júnior, integrante da Equipe de Humanidades do Coleguium, a proposta vai além do currículo tradicional. “Desenvolvemos discussões sobre temas caros à nossa política nacional e internacional, podendo debater como fenômenos diversos moldaram a nossa história e como líderes de países e organizações influenciam esses processos. Acreditamos que o aluno pode e é capaz de ser o personagem principal e brilhar em todo seu potencial.”

De acordo com a professora de História Aline Araújo, também integrante da Equipe de Humanidades, a organização da SIC é conduzida por um Secretariado, formado por alunos da Equipe de Humanidades eleitos anualmente por seus pares. “Por prezarmos a autonomia dos estudantes dentro do projeto, a equipe de professores realiza reuniões semanais com o Secretariado, oferecendo todo o suporte necessário”, explica Aline.

Ela conta que, depois das eleições, o Secretariado assume a responsabilidade pela escolha do tema central da SIC, que é posteriormente validado pela equipe de professores. A partir daí, o evento ganha forma com a organização dos Comitês e a abertura das inscrições para Diretores e Delegados. A culminância da SIC ocorre na etapa final do projeto, com a realização das simulações.

O professor Welson destaca que o ambiente colaborativo promove empatia, vínculos afetivos e senso de coletividade. “Recebemos alunos de todas as unidades, com diferentes vivências e repertórios. Muitos que chegam tímidos se transformam ao longo do projeto. A SIC se torna um espaço de acolhimento e crescimento, onde novas amizades surgem e os laços se fortalecem”, afirma.

Esse impacto é sentido diretamente pelos estudantes, como destaca Letícia Castro Goulart, aluna da 2ª série da Unidade Ouro Preto Integral. “Esse é um projeto, para além de acadêmico, humano; é um lugar no qual os estudantes podem expressar suas ideias, compartilhar conhecimentos e discutir opiniões de forma aberta e inclusiva”, afirma. Ela ressalta também que os encontros da equipe “fogem da lógica rígida da sala de aula, bem como dos discursos polarizados e enviesados do mundo digital”. “Podemos aprender e ensinar, adquirir novas experiências a partir da vivência de outros, experimentar novos posicionamentos e aprender a nos posicionar respeitosamente, o que nos abre a outras realidades”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.