Voluntários vão recolher resíduos na lagoa da Pampulha no domingo

Amanhã, a partir das 9h, a Lagoa da Pampulha, um dos pontos turísticos mais icônicos de Belo Horizonte, será palco da última ação do ano em Minas Gerais da iniciativa de limpeza de rios, praias e lagoas promovida pela Coca-Cola FEMSA Brasil em parceria com Sprite, programa Blue Keepers do Pacto Global da ONU-Rede Brasil, movimento social Beagá Limpa e o Instituto Limpa Brasil. O mutirão, que terá início na Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 18, é um convite a toda a comunidade para a união em um esforço coletivo em prol de um ambiente mais limpo e sustentável. As inscrições para voluntários podem ser feitas de forma on-line.

O projeto faz parte do calendário de ações de conscientização ambiental organizado pela The Coca-Cola Company com a marca Sprite, que, desde dezembro de 2022, promove mutirões em diversas cidades brasileiras para combater a poluição de corpos hídricos e aumentar a conscientização ambiental. Coordenado nacionalmente pelo Blue Keepers, programa do Pacto Global da ONU Rede Brasil voltado para a preservação de águas e oceano, o projeto inclui, em cada cidade, três eventos anuais de limpeza e pesquisa com coletas amostrais para identificação de artigos e materiais. Essas ações mobilizam voluntários locais, ONGs e lideranças para fortalecer o impacto positivo no meio ambiente e na comunidade.

Em Belo Horizonte, a coordenação está sob a liderança do Beagá Limpa e do Instituto Limpa Brasil, contando também com o apoio de várias instituições que já atuam em prol da sustentabilidade, como a Florzinha Sustentabilidade, Óleo Verde, Eu Amo Minha Quebrada, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Cataunidos, Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade, Ah é lixo!?, Pomar BH, Grupo Amor Pet’s e o Greenpeace Belo Horizonte. Na edição anterior, realizada no dia 14 de setembro, os voluntários recolheram cerca de 500g de tampinhas, 1,7kg de metal, 1,6kg de vidro, 4kg de papelão e papel, 6,5kg de plástico e 6,1kg de rejeitos.

“Essa iniciativa traz à tona a importância do cuidado com o meio ambiente e da mobilização da população em torno de um propósito comum. Trata-se de um compromisso que reforça nosso pilar de sustentabilidade e reforça o papel de cada um de nós na construção de um mundo mais sustentável”, afirma a vice-presidente Jurídica e de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Fabiana Meira. Ela destaca que o evento oferece aos voluntários a oportunidade de aprender mais sobre a importância da reciclagem, da preservação dos recursos naturais e do impacto positivo que cada ação pode gerar em prol de um planeta mais sustentável.

O compromisso do Sistema Coca-Cola com a sustentabilidade é refletido em ações práticas, como a mudança da embalagem da Sprite de PET verde para PET transparente, facilitando o processo de reciclagem. Desde 2018, o sistema também trabalha para garantir que 100% das suas embalagens sejam recicláveis, com, pelo menos, 50% de conteúdo reciclado, e para recolher o equivalente a todas as embalagens que coloca no mercado até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.