Práticas seguras evitam riscos de golpes nas transações financeiras digitais

Com o avanço das operações financeiras digitais, a segurança tem se tornado uma preocupação crescente, especialmente em um cenário onde fraudes e golpes on-line são cada vez mais frequentes. No Brasil, um em cada quatro brasileiros (24%) perderam dinheiro nos últimos 12 meses com crimes cibernéticos, como golpes de clonagem de cartão, fraudes na internet ou invasão de contas bancárias. Os dados constam na pesquisa recém divulgada pela DataSenado em parceria com a Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados. Participaram do levantamento mais de 21 mil brasileiros de todos os estados.

Em meio a esse cenário, a Unicred – cooperativa financeira com forte atuação no país, tem alertado para a importância de medidas preventivas no ambiente digital e reforçado seu compromisso em proteger os cooperados de ameaças virtuais. De acordo com a diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional, Carolina Ramos, embora o uso de plataformas digitais tenha facilitado o acesso a serviços financeiros, ele também ampliou as oportunidades para ataques cibernéticos.

“O crescimento das transações on-line nos últimos anos foi exponencial, mas isso também trouxe desafios em relação à segurança. Por isso, é essencial adotar práticas que garantam a proteção dos dados e das transações”, afirma.

Segundo a especialista, entre as principais orientações para os cooperados estão:  uso de autenticação em duas etapas, além da atualização frequente de senhas e monitoramento constante de extratos e movimentações. Ela reforça que a Unicred tem investido em tecnologias de segurança avançadas e na educação financeira dos cooperados, para que estejam sempre informados sobre as melhores práticas de proteção.

A Unicred também promove ações e workshops voltados à conscientização sobre cibersegurança, alertando para os tipos mais comuns de fraudes, como phishing e clonagem de cartões, além de incentivar o uso de canais digitais próprios e certificados. Essas ações têm se mostrado essenciais para mitigar os riscos de fraudes no sistema financeiro, especialmente em tempos de maior digitalização, conforme explica Carolina.

“Com essas medidas, a Unicred reafirma sua missão de oferecer segurança e confiança nas operações financeiras, assegurando que seus cooperados possam realizar transações com tranquilidade em um ambiente digital cada vez mais desafiador”, enfatiza.

A gestora acrescenta que na Unicred, o cooperado conta com canais digitais que possuem layout clean e navegabilidade mais intuitiva, para facilitar a interação. Outro recurso disponibilizado pela instituição é o depósito de cheque on-line. “Hoje, mais de 85% das transações são nos canais digitais e a Instituição vem investindo em melhor usabilidade dos aplicativos e internet banking, buscando uma solução ágil, de fácil acesso e segura”.

No caso da Unicred, caso o cooperado suspeite de mensagens incomuns e suspeita de movimentação estranha nas transações financeiras, deve procurar imediatamente a Central de Relacionamento da cooperativa: 0800-200-7302 (WhatsApp) ou 3003-7703 (capitais e regiões metropolitanas).

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