IBEF Minas Gerais recebe inscrições para o Prêmio Destaque ESG 2024
O Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças de Minas Gerais (IBEF-MG) abriu as inscrições para a terceira edição do Prêmio Destaque ESG 2024. A premiação tem como objetivo reconhecer e incentivar as melhores práticas nas áreas ambiental, social e de governança (ESG) adotadas por empresas atuantes em Minas Gerais, dando visibilidade a programas de sustentabilidade abrangentes e estruturados ou a projetos de relevância e impactos positivos.
As inscrições podem ser feitas até as 18h do dia 15 de outubro de 2024. Os interessados deverão encaminhar a documentação com a “Apresentação do Projeto” e materiais de apoio por e-mail endereçado a ibefminas@ibefminas.com.br e rubem.salzano@pwc.com. O regulamento completo está disponível on-line.
Os projetos serão avaliados por uma comissão julgadora designada pelo IBEF-MG, com a consolidação dos votos realizada pela PwC Brasil. A empresa vencedora da premiação será anunciada durante a cerimônia do Prêmio “O Equilibrista”, promovido pelo IBEF Minas Gerais, que celebrará também os grandes talentos do setor financeiro.
O Prêmio Destaque ESG surgiu a partir do Projeto Nacional IBEF-Verde, iniciativa baseada em nove pilares que representam a mudança de visão do mercado sobre sustentabilidade em finanças. Segundo o presidente do IBEF-MG, Júlio Damião, a entidade está engajada em fazer da área um articulador de mudanças para promoção da pauta ESG. “O ESG deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade indispensável para o sucesso das empresas e para a construção de um futuro mais sustentável. Mais que um conceito, as práticas de ESG influenciam diretamente no planejamento dos investidores. O prêmio reconhece as empresas que estão à frente dessa transformação e reforça que a sustentabilidade é um fator cada vez mais relevante na tomada de decisão. E, neste contexto, o IBEF-MG busca ser um agente multiplicador dessas boas práticas”, ressalta Damião.
“É muito importante que sejamos resilientes na preservação da pauta da sustentabilidade. É preciso seguirmos construindo uma visão de negócios capaz de compreender como os impactos das mudanças derivadas da disrupção tecnológica, das mudanças climáticas e de outras megatendências globais trazem ameaças e oportunidades à sobrevivência dos negócios”, afirma Fábio Abreu, sócio da PwC Brasil.
Negócios sustentáveis
Estudo de Benchmarking da Eficácia de Finanças 2024 da PwC, divulgado em setembro, revelou que os executivos de finanças estão cada vez mais dedicando seu tempo a discutir e implementar estratégias de negócios, incluindo diretrizes sustentáveis e de governança. Segundo o levantamento, a área financeira tem investido mais de 33% do tempo em discussões de negócio. Em 2015, esse índice era de 21%.
O estudo indica uma crescente conscientização e integração das práticas sustentáveis de gestão financeira, potencializando o valor para os acionistas e se adaptando a um ambiente de negócios em rápida mudança. O estudo está disponível no site da PwC Brasil.