Maternidade Octaviano Neves recebe homenagem do Conselho Tutelar de Minas Gerais
O Hospital e Maternidade Octaviano Neves (HMON), da Hapvida NotreDame Intermédica, vai receber, nesta quinta-feira, 19 de setembro, uma moção honrosa do Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares. A maternidade, localizada no bairro Santa Efigênia, região hospitalar de Belo Horizonte, está sendo destacada pelo seu cuidado diferenciado com as mães e filhos que se encontram na UTI Neonatal, especialmente na iniciativa “Conforto Mãe”. A entrega formal da moção será celebrada no auditório do HMON às 10h (Rua Ceará, 185 – 6º andar).
A história dessa homenagem começa junto à trajetória de uma família. Carlos Guilherme da Cruz e Débora Ildêncio são pais do pequeno Victor, que chegou ao mundo no dia 24 de agosto, com apenas 30 semanas. Guilherme é também presidente do Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares, além de coordenador estadual do Fórum Interinstitucional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Com o nascimento precoce do filho, ele pôde observar de perto a atuação humanizada dos colaboradores da Octaviano Neves e, então, deu início ao reconhecimento da maternidade.
O pai explica que evidenciou no excelente trabalho do hospital uma verdadeira ação de proteção às crianças. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a convivência familiar é um direito constitucional dos pequenos e, por esse motivo, Carlos Guilherme ressalta o valor na acolhida das famílias realizada pela Maternidade Octaviano Neves. “Nunca havíamos homenageado um hospital, mas ali identifiquei um espaço de conforto louvável. Por isso decidimos reconhecer e valorizar a maternidade, além de tentar tornar a ação humanizada na saúde um exemplo para todos”, afirma.
O evento desta quinta contará com uma apresentação musical da mamãe de Victor, que é cantora e instrumentista e vai homenagear os funcionários que a acolheram no último mês. Além da entrega formal da moção enquadrada, os diretores e coordenadores envolvidos na ação receberão uma medalha juntamente com um certificado de honra ao mérito. Estarão presentes ainda o Juiz da Infância de Belo Horizonte, José Honório de Rezende e o Capitão Dirceu Gonçalves de Oliveira, representante do Hospital Militar de Minas Gerais.