Shopping investe em ponto de compostagem e inaugura espaço sustentável
Projeto também vai contar com oficinas de educação ambiental com objetivo de conscientizar a população
Neste mês, entrou em funcionamento no Minas Shopping, na região nordeste de Belo Horizonte, um ponto de compostagem para dar destinação sustentável às sobras de alimentos gerados na praça de alimentação. A iniciativa também vai contar com oficinas de educação ambiental para envolver e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.
O adubo orgânico produzido na composteira será usado na horta do Espaço Quintal do Minas e as hortaliças, verduras e frutas cultivadas no local serão destinadas aos colaboradores do Minas Shopping. “Estamos promovendo uma abordagem sustentável no fornecimento de alimentos. A criação desse espaço representa um importante passo em termos de sustentabilidade”, comenta Raquel Pereira, arquiteta e urbanista do Minas Shopping, responsável pelo projeto.
Os jardins do empreendimento, com aproximadamente 5 mil metros quadrados de área verde, também serão nutridos com o fertilizante natural. O Minas Shopping também convida a comunidade a participar do projeto por meio de oficinas de educação ambiental, com o objetivo de disseminar conhecimentos e incentivar a população a adotar práticas sustentáveis. “Queremos compartilhar com os nossos clientes esse importante projeto, que é também um mecanismo para falarmos sobre reciclagem e a importância de cuidar do meio ambiente”, afirma Ana Paula Alkmim, gerente de Marketing do Minas Shopping.
O Minas Shopping investe, desde a sua inauguração, em tecnologias que promovem a sustentabilidade e geram menos impacto ao meio ambiente. O empreendimento, que tem Certificado de Energia Renovável, concedido pela Comerc Energia, conta com soluções para gestão eficiente de água, resíduos e energia.
Entre as atitudes socioambientais se destaca o tratamento de 100% dos efluentes domésticos e não domésticos, por meio da utilização de um sistema de tratamento de esgoto. Para garantir o uso racional da água, são realizadas, de maneira preventiva, rondas para identificar possíveis vazamentos na infraestrutura hidráulica e leituras diárias do consumo. O Shopping também trocou o papel toalhas dos banheiros por modernos secadores de mãos que emitem raios UV e eliminam 99,9% das bactérias, fungos e vírus, reduzindo os resíduos de papel e gerando economia operacional.
O Minas Shopping também possui um ponto de coleta de lixo eletrônico, como pilhas e celulares, no estacionamento coberto G2 (perto da Axial), em que os clientes podem levar os itens a serem descartados com a certeza de que eles terão uma destinação correta. “Estamos sempre em busca de iniciativas que incentivem melhorias de gestão e de processos sustentáveis”, destaca o gerente-geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.