Evento gratuito debate transição energética, descarbonização do agronegócio e justiça climática
Semana da Sustentabilidade terá cinco dias de programação on-line com especialistas e líderes de empresas, como Bayer, BTG Pactual e Itaúsa
A sigla ESG se tornou recorrente no vocabulário do mundo corporativo, pauta ainda mais urgente em vista das ameaças provocadas pelas mudanças climáticas. Para abordar esse cenário, a PwC Brasil vai realizar, de 29 de maio a 2 de junho, às 17h, a Semana da Sustentabilidade. As inscrições para o evento, ao vivo e gratuito, podem ser feitas pelo site.
Ao lado de porta-vozes da firma, especialistas de grandes empresas e entidades se reúnem para refletir sobre os tópicos em discussão. Participam representantes das seguintes organizações: Agrogalaxy, Apimec Brasil, Bayer, Boomera Ambipar, BTG Pactual, EDP Brasil, Instituto Ayika, Itaúsa e Neoenergia. Alguns dos participantes representam instituições além das empresas, como o Conselho do Pacto Global das Nações Unidas e a Casa Civil do Governo do Estado do Ceará.
“Nossa atuação pressupõe uma observação ativa e constante do mercado. A pauta ambiental afeta todos os segmentos do mercado e tem consequências diretas para as pessoas e para os negócios. Temos nos debruçado sobre essa agenda e buscamos mobilizar nosso ecossistema para reflexão e ação. Esse evento vai nessa direção: provocar para gerar impactos positivos”, afirma Mauricio Colombari, sócio e líder de ESG da PwC Brasil.
Alertas sobre a mudança climática são um apelo pela ação da iniciativa privada para ajudar o meio ambiente, mas também ressaltam um debate sobre como tornar essas estratégias mais eficientes. Em uma pesquisa realizada pela PwC em cinco países (Alemanha, Brasil, Estados Unidos, Índia e Reino Unido), 74% dos entrevistados disseram que as empresas se preocupam muito mais com o meio ambiente do que há dez anos.
A pandemia de Covid-19 acelerou a procura por empresas que priorizam essa pauta e fez com que as pessoas pensassem mais sobre o impacto de suas decisões de compra no meio ambiente e na sociedade. Segundo pesquisa da PwC, 83% dos consumidores consideram que as marcas precisam investir em melhorias concretas nesses campos. O documento da ONU aponta que o impacto da ação humana no planeta já está perto do limite da temperatura global estabelecido no Acordo de Paris, em 2015. Para combater esse cenário, são necessárias ações conjuntas entre a iniciativa privada, os governantes e a população.
AGENDA
De 29 de maio a 2 de junho, sempre às 17h
YouTube PwC Brasil (neste link)
Informações e inscrições por aqui
Temas:
29/5 – Transição energética: tendências e desafios
30/5 – Relatórios de sustentabilidade: ferramenta para estratégia e compliance regulatório
31/5 – Desafios da logística reversa no contexto atual e futuro da política nacional de resíduos sólidos
1º/6 – Inovações e tecnologias no processo de descarbonização no agronegócio
2/6 – Justiça climática: elemento central do desenvolvimento social