Até shopping center participa do Dia Livre de Impostos hoje
Movimento será realizado de forma híbrida, com ações on-line e físicas
Hoje, até clientes de shopping center em Minas Gerais vão poder adquirir produtos de diversos segmentos sem incidência de impostos. A ação faz parte do movimento nacional Dia Livre de Impostos (DLI), que propõe a comercialização de produtos e serviços com isenção de tributos.
A iniciativa, promovida em Belo Horizonte pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e pela CDL Jovem, busca conscientizar os consumidores sobre a onerosa carga tributária brasileira, uma das mais altas do mundo. Neste ano, o movimento, que está em sua 16ª edição, será realizado de forma híbrida, com ações on-line e físicas.
Pela terceira vez, o Minas Shopping participa da ação. Várias lojas já aderiram ao movimento e vão oferecer descontos no valor correspondente à carga tributária em determinados produtos. “Essa é uma data de extrema importância para que o consumidor entenda, na prática, o peso dos impostos em cada produto. Somos um grande parceiro dessa iniciativa”, afirma o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.
O movimento é justificado pelo alto impacto da tributação na renda dos brasileiros. Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil tem a 14ª maior carga tributária do mundo, além de ser o segundo país que mais cobra impostos mundialmente.
O Dia Livre de Impostos foi criado para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva, que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país. No dia, os lojistas participantes comercializam seus produtos com descontos equivalentes ao valor que normalmente é consumido pela tributação.
A proposta do DLI é promover uma data de conscientização para a população sobre a alta carga tributária no país. Como forma de materializar essa conscientização, todos os lojistas participantes comercializam produtos ou serviços isentos de tributos, arcando eles mesmos com os custos tributários descontados nesse dia.