Negócios com imóveis resistem à instabilidade econômica brasileira

Especialistas afirmam que momento é bom para a compra e destacam vantagens do mercado imobiliário

O mercado imobiliário se mantém aquecido e, apesar do aumento da taxa Selic, a perspectiva é de que muitas pessoas devem adquirir a casa própria nos próximos meses. Segundo pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, 38% dos brasileiros desejam comprar um imóvel novo em 2022. Segundo especialistas, o momento ainda é propício para aquisição da tão sonhada casa própria.

Na Sancruza Imóveis, empresa com sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, a equipe de vendas registrou aumento de 10% no volume comercializado, em comparação com o mesmo período do ano passado. “Do ponto de vista histórico, ainda estamos em um momento favorável para a compra de imóveis. A taxa de juros está mais alta, mas ainda segue abaixo do que era anos atrás”, afirma o diretor-comercial da Sancruza, Carlos Henrique Santos.

Segundo ele, mesmo que as expectativas para os juros sejam de aumento, ainda é possível realizar boas negociações. “Comprar imóvel com o intermédio de uma imobiliária traz mais segurança para as partes. Não apenas no que diz respeito ao financeiro, mas também à situação do próprio imóvel que será ofertado”, avalia. “Nossos corretores atuam como verdadeiros consultores, se colocando à disposição para auxiliar em todo processo, avaliando a opção que melhor atenda os interesses e necessidades dos clientes”, complementa.

A análise jurídica da documentação do imóvel é também um dos fatores importantes na hora da compra. “Toda a parte de análise e organização de documentos exigidos neste processo são responsabilidade do setor jurídico da imobiliária, um desgaste a menos para o comprador”, ressalta Carlos Santos. “O conhecimento de mercado, a consultoria jurídica e a intermediação na negociação, garantindo que todas as partes saiam satisfeitas, fazem toda diferença nesse processo”, afirma o diretor comercial da Sancruza.

Aumento dos preços

Santos ressalta que o mercado imobiliário está em rota de aquecimento e, com isso, o preço dos imóveis deve subir nos próximos meses. “O aumento dos custos da construção civil já começa a pressionar o valor dos imóveis, o que reforça o bom momento para a compra. Quem deixar para comprar no próximo semestre, provavelmente vai pegar uma taxa de juros mais elevada e ainda ter um custo maior nesse repasse de custo que as construtoras vão fazer nos imóveis”, analisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.