Shopping de BH anuncia investimentos em sustentabilidade
Empreendimento destaca soluções para gestão eficiente de água, resíduos e energia
A responsabilidade ambiental é algo que tem sido cobrado, cada vez mais, pelos consumidores em relação às empresas e, diante dessa realidade, os investimentos em sustentabilidade vêm se destacando em diversos setores. Um shopping center de Belo Horizonte anunciou, nesta semana, as ações sustentáveis desenvolvidas nos últimos anos.
Localizado na região nordeste da cidade, o Minas Shopping afirma que tem investido, desde a sua inauguração, em tecnologias que geram menos impacto ao meio ambiente. O empreendimento recebeu, recentemente, o Certificado de Energia Renovável Comerc e informa que possui soluções para gestão eficiente de água, resíduos e energia.
Entre as atitudes socioambientais se destaca o tratamento de 100% dos efluentes domésticos e não domésticos, por meio da utilização de um sistema de tratamento de esgoto. O Minas Shopping, que recebe em média 45 mil visitantes por dia, já está desenvolvendo um projeto para reaproveitamento de água nas descargas dos banheiros. Além disso, os sanitários da praça de alimentação já contam com descargas de válvulas com duplo acionamento e aeradores em todas as torneiras, o que reduz o consumo.
Para garantir o uso racional da água, são realizadas, de maneira preventiva, rondas para identificar possíveis vazamentos na infraestrutura hidráulica e leituras diárias do consumo. O shopping também trocou o papel toalha dos banheiros por modernos secadores de mãos que emitem raios UV e eliminam 99,9% das bactérias, fungos e vírus, reduzindo os resíduos de papel, o consumo de celulose e gerando economia operacional.
Com o objetivo de dar destino ecologicamente correto aos resíduos orgânicos gerados mensalmente na praça de alimentação, o empreendimento anunciou que vai implantar uma composteira para transformar as sobras de alimentos em composto orgânico para as plantas. O local também possui um ponto de coleta de lixo eletrônico, como pilhas e celulares, em que os clientes podem levar os itens a serem descartados com a certeza de que eles terão uma destinação correta.
Ainda sobre descarte correto, o shopping, em parceria com empresa especialista do segmento, realiza o controle e a destinação correta dos resíduos, atendendo às leis e normas governamentais. Mensalmente, também é realizada uma blitz educacional com os lojistas e colaboradores para conscientização e identificação de possíveis melhorias no descarte de resíduos.
O empreendimento também faz parte do mercado livre de energia, que utiliza fontes renováveis incentivadas pelo governo, reduzindo exponencialmente os impactos ambientais, além de agregar valor ao negócio com custos operacionais mais atraentes aos lojistas. “Estamos sempre em busca de iniciativas que incentivem melhorias de gestão e de processos sustentáveis”, destaca o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas.