Ipatinga, no Vale do Aço, terá data center da OneX
Centro de processamento tem previsão de faturamento mensal recorrente de R$ 2 milhões
No dia 7 de dezembro, a OneX Data Centers do Brasil vai inaugurar em Ipatinga (MG) o maior data center localizado no Vale do Aço Mineiro. Também conhecido como computação na nuvem, trata-se de um centro de processamento de dados no qual estão concentrados os servidores e banco de dados de uma ou mais empresas.
De acordo com o diretor executivo e fundador da OneX, Tiago Faria Bicalho, é previsto que o volume total de armazenamento seja de 1.024 terabyte, o equivalente a um volume de 1 petabyte, e que o faturamento mensal recorrente seja de R$ 2 milhões. Além disso, o armazenamento em slots de high performance é o principal produto da empresa, estando presente em praticamente todos os serviços do data center e chegando a representar cerca de 35% de toda a receita.
O data center está localizado às margens da BR-381 em Ipatinga, um local de enlace de três grandes provedores de internet de alta performance e amplamente coberta em todo território nacional. Segundo Tiago Faria, a escolha da OneX foi extremamente cuidadosa, visto que a localização precisa ser estratégica, tendo fácil acesso a redes de energia independentes, tantas redes de dados ou links quanto possíveis, além da proximidade com grandes cidades. ”Isso porque as atividades e serviços de vários setores da economia dependem deles. Como, por exemplo, energia, iluminação, internet, transportes, bancos, sistemas de segurança, saúde pública e muitos outros”, comenta.
De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria de Software e da Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Sindinfor), Fábio Veras, o data center chegará em um momento necessário e terá uma importância para o desenvolvimento tecnológico da região do Vale do Aço Mineiro. ”Em um contexto de pandemia, no qual a comunicação via aparelhos eletrônicos e o home office são mais necessários, o Data Center chega como uma espécie de digitalização, desenvolvimento acelerado, intensificação e aprimoramento das trocas de mensagem nas redes. Representando um marco na diversificação econômica e, consequentemente, incentivando e potencializando relações e serviços na região. É um prazer e orgulho apoiar esse projeto, que caminha no sentido das inovações e dos impactos positivos para a sociedade. Temos essa missão”, destaca.