Fábrica de bebidas em Itabirito beneficiou 121 mil pessoas da região em 2019 e 2020
Informe bienal apresenta balanço das ações socioambientais realizadas pela empresa em Minas Gerais
Mesmo durante a pandemia, o desenvolvimento social e a conscientização ambiental continuaram no foco de empresas no Brasil. Em Itabirito, a fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil divulgou que promove iniciativas socioambientais na cidade e nas vizinhas Nova Lima, Brumadinho e Moeda. Para apresentar essas atividades ao público, a empresa publicou o Informe de Sustentabilidade 2019 e 2020. O documento ressalta marcos importantes na jornada da fábrica, com projetos e ações que beneficiaram cerca de 121 mil pessoas nas quatro cidades.
A publicação, que está disponível em https://bit.ly/Sustentabilidade_Itabirito, destaca as ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA), que tem como objetivo contribuir para a preservação do meio ambiente e a educação ambiental na região. Entre elas, estão o Turismo Sustentável, cujo objetivo é disseminar a sustentabilidade no turismo ambiental da região, e o Fortalecimento de Organizações Sociais, focado em colaborar com a economia sustentável de instituições locais.
Também estão entre as iniciativas de destaque da empresa a Praça da Cidadania, que oferece aos moradores acesso a informações e prestação de serviços gratuito, e o Coletivo Jovem Itabirito de capacitação e desenvolvimento profissional a jovens de 16 a 25 anos, com videoaulas e atividades complementares enviadas aos participantes por meio de redes sociais.
Por causa da pandemia, a Coca-Cola FEMSA Brasil transformou diversas ações em instrumento de apoio ao combate à Covid-19. O edital “Ideias para um mundo melhor”, que visa o impulsionamento de projetos sociais desenvolvidos pelas comunidades dos municípios contemplados no PEA, por exemplo, passou a apoiar projetos voltados para soluções relacionadas aos impactos sociais causados pela pandemia. Para amenizar esse cenário nas comunidades em situação de vulnerabilidade da região, foram feitas doações de cestas básicas, máscaras e kits de material escolar. Profissionais de saúde e pacientes internados em hospitais receberam milhares de garrafas de água Crystal.
Os investimentos da empresa na conscientização de seus colaboradores também são citados no relatório. O projeto “Eu, Minha Comunidade e o Meio Ambiente” é uma iniciativa que, por meio de um concurso ambiental, visa a conectar o público interno com suas comunidades, estimulando o sentimento de pertencimento comunitário. Nele, os colaboradores são convidados a desenvolver projetos de educação ambiental e sustentabilidade em conjunto com representantes de suas comunidades. Além disso, o projeto “Conscientização Ambiental”, voltado para os funcionários próprios e terceirizados, busca levar informações periódicas sobre o meio ambiente, bem como promover eventos (rodas de conversa, palestras e oficinas).
Entre os pontos abordados na publicação, está a eficiência ambiental da fábrica, projetada para otimizar os recursos hídricos, alcançar eficiência energética e ter altos índices de reciclagem (em 2019, alcançou a meta de reciclar 100% dos resíduos industriais gerados na unidade). A fábrica conta com um sistema de reaproveitamento e tratamento da água da chuva, além de captação de luz natural e uso de iluminação solar nos edifícios. “Nossa empresa desenvolve um sério trabalho nos aspectos ambientais e sociais e busca sempre a inovação, algo muito importante nesse contexto de sustentabilidade”, afirma a gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora. “Ano após ano, fazemos o exercício de avaliar nossas ações e traçar planos para promover impactos positivos nas comunidades”, complementa.