Lançamentos chocólatras para a Páscoa destacam a sustentabilidade
São Paulo, SP 31/3/2021 –
Chocolates belgas e franceses reforçam tendência de valorização do cacau e sua cadeia produtiva
Empreendedores e confeiteiros que buscam novidades no mercado de chocolates para incrementar suas vendas de Páscoa, encontram uma seleção de lançamentos que, além do sabor e alta qualidade, aposta no cacau sustentável como diferencial. A marca francesa Cacao Barry lança o amargo Inaya (65% cacau) que completa a linha Pureté, cujo diferencial é dar protagonismo aos agricultores e boas práticas de cultivo do cacau. Já a marca belga Callebaut, apresenta duas estreias para o público brasileiro que trazem na embalagem um “QR Code” que informa exatamente de onde veio o cacau de cada pacote: o ao leite 2665 (32,8% cacau) e o amargo 60-40-41 (60,3% cacau).
A Cacao Barry completa a oferta de chocolates da Linha Pureté no Brasil. Com o desembarque do Inaya (65% cacau) no país, agora são seis opções de produtos que valorizam o papel do agricultor na cadeia do cacau, além da fermentação Q – método único que resulta em mais complexidade de sabores. A Linha Pureté tem o intuito de revelar o potencial mais genuíno do cacau, obtido a partir de práticas conscientes de cultivo. A parceria com o produtor, portanto, tem papel fundamental para garantir qualidade da matéria-prima, sustentabilidade e impacta uma comunidade de 5 mil fazendeiros que compõem 16 cooperativas na África.
O Inaya é criado a partir de cacau da Costa do Marfim, prioritariamente da variedade Forastero, e passa pelo programa Q-fermentation. Os pacotes são de 1kg. Outros rótulos Pureté são os já conhecidos por chefs e confeiteiros brasileiros Ocoa (70% cacau) e Alunga (41% cacau) e o trio que chegou no fim do primeiro semestre de 2020: o Extra-Bitter Guayaquil (64% cacau), Excellence (55% cacau) e Lactée Superieure (38% cacau) – todos disponíveis em embalagens de 5kg.
Cacau rastreável
Dois integrantes de uma nova geração de chocolates da marca belga Callebaut com cacau 100% rastreável chegam ao Brasil pela primeira vez. A partir de agora, os produtos da linha “Finest Belgian Chocolate” trazem nova embalagem com indicação de que os chocolates são feitos com cacau da Costa do Marfim, Gana e Equador e um “QR Code” que especifica de onde veio o cacau de cada pacote. Além da transparência em relação à origem, a embalagem dá destaque mais evidente à Fundação “Cocoa Horizons” – um programa focado na prosperidade dos produtores de cacau e comunidades agrícolas autossustentáveis que protejam suas crianças e o meio ambiente.
Os dois lançamentos são ideais para dar acabamento fino a produtos como bombons, trufas, castanhas e frutas cobertas com chocolate. O Callebaut 2665 (32,8% cacau) é um chocolate ao leite suave e especialmente cremoso com tecnologia ideal de fluidez. Em termos de aromas e sabores, ele possui notas de frutas cítricas e combina muito bem com queijos e derivados do leite – característica providencial para as celebrações de Páscoa. As embalagens têm 2,5kg. Por sua vez, o Callebaut 60-40-41 (60,3% cacau) traz um sabor mais acentuado do fruto, mas com suavidade que permite a combinação com ingredientes sutis como peras ou amêndoas. Ele chega em embalagens de 5kg.
Há 175 anos, a marca francesa Cacao Barry utiliza todo o seu conhecimento e experiência para oferecer aos profissionais de gastronomia um chocolate excepcional. Fundada em 1842 por Charles Barry, um pioneiro apaixonado por chocolate, a marca hoje está presente em 90 países e atende uma comunidade cosmopolita de chefs, confeiteiros e chocolatiers, além de manter 20 Chocolate Academies pelo mundo. A Cacao Barry se propõe a ser uma marca responsável e comprometida com o meio ambiente, tendo declarado o objetivo de oferecer chocolates 100% sustentáveis até 2025.
Por sua vez, há mais de 100 anos, a Callebaut vem produzindo chocolate em Wieze, no coração da Bélgica e é um dos raros fabricantes de chocolate que ainda faz a seleção, torrefação e moagem das amêndoas de cacau para produzir um chocolate exclusivo e de alta qualidade. Reconhecida mundialmente pelo chocolate gourmet, a marca se faz presente nas principais receitas e criações dos maiores chefs chocolatiers e pâtissiers. A Callebaut foi fundada em 1850 como fábrica de maltes e laticínios. As primeiras barras de chocolate foram produzidas em 1911 e, a partir de 1925, começou a atender os chocolateiros belgas. A empresa começou a exportar seus produtos em 1950 e hoje faz parte do grupo Barry Callebaut, líder mundial na produção de cacau de chocolate de alta qualidade.