Reestruturação do cardápio se torna opção para enfrentar período de pandemia
Maringá, PR. 19/3/2021 – É nesse momento que o empresário tem que ser criativo e otimista para sair vencedor, pois todos sabemos que isso vai passar
Redes de franquias investem na ampliação dos pratos oferecidos e público ganha com a variedade de opções
Segundo o Sebrae, o setor de alimentação fora de casa é muito importante para a economia do Brasil, gerando milhões de empregos em mais de 1,4 milhão de estabelecimentos, respondendo por 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, com faturando cerca de 176 bilhões de Reais só 2019. No entanto, no contexto da pandemia tem se mostrado um dos segmentos mais impactados, por isso é muito importante criar novas maneiras de vencer esse momento, ou seja, se reinventar.
De acordo com a consultora do Sebrae Érica Sanches de Maringá, PR, em época de pandemia as empresas estão se virando para inovar no mercado. Bares e restaurantes estão investindo cada vez mais nas opções de delivery e drive thru, pois muitas cidades passaram por restrições de horário de funcionamento para atendimento ao público no local.
Uma rede de franquias de espetinhos com mais de 70 unidades em todo o Brasil está inovando para enfrentar esse período que atingiu em cheio o setor. Trata-se da rede de franquias do Sr Espetto que tem o lutador e campeão mundial de MMA Maurício Shogun como um dos sócios. “Vendo a dificuldade que nossos franqueados tinham em vender espetinhos por delivery, decidimos implantar no cardápio opções que são mais comuns nos pedidos, como lanches e porções prontas”, relata Shogun. A rede investiu na ampliação do cardápio, que além de contar com mais de 50 opções de espetinhos, também passou a oferecer Choripan, que é um lanche a base de pão com linguiça e chimichurri, muito comum na Argentina, também hamburgueres artesanais e porções prontas de cortes de carne na chapa com acompanhamentos que vão desde fritas, vinagretes e até molhos.
O Sucesso veio rápido e as lojas conseguiram, mesmo fechadas, manterem seus custos fixos em dia. “Claro que também houve uma redução destes custos, com adiantamento de férias para alguns funcionários, redução no consumo de energia, dentre outros, mas pelo menos, as lojas se mantiveram ativas com os clientes e conseguiram pagar seus compromissos nesse período de lockdown”, complementa Fernando Martins, sócio de Shogun na Sr Espetto. A rede não pretende tirar mais essas opções do cardápio, mesmo depois desse período de pandemia e planeja inclusive, ampliar as opções, mas sempre mantendo as características de restaurante de espetinhos e comidas de boteco.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) argumenta que o momento financeiro dos bares e restaurante exige bastante atenção nesse momento. Com as notícias de novas restrições em algumas cidades, as empresas veem seus faturamentos caírem quando comparados a meses comuns. É o que mostra a pesquisa nacional da associação realizada no fim de fevereiro, com mais de 1.500 respostas de todos os estados, onde nada menos que 80% das empresas disseram estar trabalhando sob restrições dos governos municipais e estaduais, “É nesse momento que o empresário tem que ser criativo e otimista para sair vencedor, pois todos sabemos que isso vai passar”, comenta Paulo Solmuci, presidente da Abrasel.
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