Interação e ações “divertidas” surgem como estratégia de crescimento no mercado hoteleiro
25/2/2021 –
Marcas que saem do habitual em suas ações costumam chamar atenção dos consumidores
Um dos setores mais impactados pela pandemia da COVID-19, o segmento hoteleiro vem enfrentando majoritariamente um movimento de queda em faturamento e ocupação desde o início do ano passado. Assim, algumas marcas vêm se destacando por realizar ações e promoções visando o engajamento dos clientes e trazer um movimento positivo que tenha reflexo nos resultados e faturamento.
Em relação a 2019, o número de pernoites em hotéis caiu 55% em 2020, de acordo com o FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil. Segundo o portal Hotelier News, no mesmo período, a receita com hospedagem teve queda de 57%, de R$ 3,7 bilhões para R$ 1,5 bilhão.
Um dos pressupostos do sucesso de uma marca, segundo Philip Kotler, é trazer continuamente ações e comunicações que fogem do comum, que permitam criar uma visão diferenciada na mente do consumidor. Com esse cenário apresentado, a rede francesa B&B Hotels, que conta com cinco unidades no Brasil e possui um plano de expansão que conta com mais de 20 hotéis até 2025, busca se destacar ao longo dos últimos anos com ações “diferentes” e inovadoras visando reverter a situação causada pela pandemia, como uma apresentação de uma escola de samba na frente da unidade em São Paulo, buscando uma maior visibilidade na região.
No ano passado, a rede realizou a implantação de uma roleta premiada nas recepções dos hotéis, que podem proporcionar prêmios ao hóspede, permitindo que ele também realize uma doação para uma ONG parceira do hotel. Além disso, a marca também está realizando um sorteio de diárias diariamente. Essa ação, que vai durar 365 dias e teve início em dezembro do ano passado, permite ao inscrito ter uma hospedagem totalmente gratuita, com um acompanhante.
Website: https://www.hotel-bb.com/