Franquias: como evitar erros no momento de escolha?
São Paulo – SP 22/2/2021 –
Começar um novo negócio não é tarefa fácil. Para apoiar decisões diante do segmento de franquias, Lucas Romi, Sócio e Vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic, traz dicas para minimizar problemas
Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, mostrou que 89% dos pequenos negócios sofreram com queda de faturamento no ano de 2020. Seja por conta do Coronavírus ou por motivos secundários, mais de 700 mil empresas fecharam as portas, segundo dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Sendo assim, o investimento em uma franquia tornou-se opção, uma vez que o mercado continuou crescendo mesmo em meio à recessão, com estimativa de crescimento de 8% durante o ano de 2020 segundo dados da ABF, Associação Brasileira de Franchising.
Ainda assim, Lucas Romi, Sócio e Vice-presidente de Expansão e Novos Negócios da Odontoclinic, explica que investir em uma franquia nem sempre é a solução dos problemas: é preciso considerar todos os fatores que podem implicar para realizar uma escolha assertiva e obter sucesso.
“O cuidado na escolha da franquia é um assunto muito comum no setor, pois envolve riscos e, geralmente, quando não pesquisamos e compreendemos o mercado que vamos adentrar, podemos cometer erros. Para isso, existem alguns passos e considerações que são relevantes antes de fechar negócio”, aponta. Abaixo, o empreendedor dá dicas para ter segurança no novo investimento.
Além do investimento
Uma das principais falhas na escolha de uma franquia está atrelada à consideração do investimento. “Muitos empreendedores levam em conta apenas o valor da franquia, de fato. Isso pode até parecer atrativo, porém, opções de valor muito baixo, em muitos casos, não contam com a mesma segurança, confiabilidade e suporte de uma marca já consolidada no mercado”, diz Lucas.
Além disso, há uma série de outros fatores que devem ser considerados pelo investidor, como: interesse e conhecimento pelo setor no qual a franquia está inserida, perfil da franquia e do próprio investidor, facilidade de contato com o franqueador e outras unidades da franquia, além dos índices de crescimento da marca.
Não acompanhar as tendências
Sabe-se da estabilidade do mercado de franquias – ainda assim, somente isso não é suficiente. Para garantir um retorno positivo do investimento, vale a pena entender tendências do mercado.
Considerando o setor de Saúde, Beleza e Bem-Estar, do qual fazem parte as Franquias Odontológicas como a Odontoclinic, por exemplo, é possível notar alta de 12% no ano passado, segundo dados da ABF.
Apoio mútuo
Por último, Lucas ressalta a importância de ter ao lado parceiros, de fato. “É crucial buscar – e ter – o diálogo com os franqueadores sempre que surgir qualquer dúvida ou dificuldade, afinal de contas, o suporte de uma marca consolidada é uma das principais vantagens do modelo de franquias”, ressalta.
Sendo assim, a Odontoclinic apoia questões relacionadas à gestão, marketing e até mesmo formação de equipe. “Também oferecemos treinamentos, encontros e uma academia de formação exclusiva para ampliar a capacitação do franqueado e de sua equipe”, finaliza.
Franquia odontológica
Com mais de 200 clínicas em todo o Brasil, contando com mais de 2500 profissionais de odontologia, a Odontoclinic apoia futuros franqueados em diferentes pilares. Mais informações em: https://www.franquiaodontoclinic.com.br/