Clube de negócios cresce 100% a partir de investimentos em tecnologia e gestão de pessoas
Estratégia inclui utilização de software específico
O WTC Business Club anunciou um crescimento de 100% em 2020 na comparação com o ano anterior. Os bons resultados foram motivados principalmente pelos investimentos que o clube de negócios destinou a inovação, tecnologia e gestão de pessoas.
De acordo com um dos fundadores e CEO do WTC São Paulo Business Club, Leonardo Figueiró, o clube de negócios aplica métricas de pesquisas e feedback contínuos a seus funcionários, que analisam o nível de satisfação com a empresa e realizam uma melhor gestão de pessoas internamente. A ferramenta utilizada é a TeamCulture, pela qual é medido, principalmente, o engajamento dos funcionários, associados, clientes e parceiros por meio de pesquisas semanais respondidas anonimamente. Todos os funcionários são entrevistados e podem apontar quando se sentem sobrecarregados, insatisfeitos ou quando gostam de determinada ação dentro da empresa.
Segundo Figueiró, essa ferramenta foi um dos pontos importantes para o WTC no processo de alcançar bons resultados. “A metodologia nos ajudou nesse processo, pois foi recebendo o feedback de nossos funcionários e acompanhando essas pesquisas que conseguimos desenvolver estratégias de evolução e conseguimos ver onde estávamos errando, para consertar essas falhas. Além disso, foi possível aliar inovação e tecnologia, que são nossos pilares, juntamente com outro pilar que consideramos essencial: gestão de pessoas. O WTC São Paulo Business Club já buscava métricas de crescimento desde a sua fundação e sempre teve como meta o cuidado com os funcionários; por isso, o TeamCulture, que é um software moderno, nos auxiliou nesse processo de evolução. Agora temos o dobro de tamanho, com 100% de crescimento em 12 meses. São excelentes números.”
Os resultados colhidos nos formulários são analisados em tempo real pelo setor de RH e pelos líderes do clube de negócios. Com isso, é possível acompanhar a todo momento as novas pesquisas e o que elas apontam. “A ferramenta nos dá acesso em tempo real e a qualquer momento e com isso nós acompanhamos a opinião de nossos funcionários o tempo todo. A partir dessas respostas, criamos um plano de ação, com uma agenda de estratégias de soluções. Esse mapa estratégico é aplicado e nós conseguimos analisar os novos resultados para saber se conseguimos consertar nossas falhas. Sempre acreditamos que essas medidas com os funcionários são essenciais para criar um bom ambiente de trabalho e para a empresa. Acredito que para ter bons resultados, é necessário investir nas pessoas. Colocamos nossos funcionários, sócios e colaboradores à frente, pois nosso principal objetivo é fazer com que eles continuem conosco nesta jornada”, afirma o CEO.
Para o fundador e CEO do TeamCulture, Rafael Bueno, o software é essencial para que a empresa entenda sua própria cultura e para trabalhar a evolução do clima organizacional. “O TeamCulture nasceu com o objetivo de melhorar e aperfeiçoar o engajamento da empresa com seus funcionários. São enviados questionários via e-mail ou telefone pessoal, onde o colaborador responde anonimamente 1 pergunta cultural, 5 perguntas quantitativas para clima organizacional e 1 pergunta qualitativa para que a pessoa coloque a opinião dela em questão. O foco é entender o sentimento das pessoas em relação à organização. Acreditamos que, só a partir dessas respostas, as empresas vão conseguir criar boas relações com os funcionários. É questionando, agindo e evoluindo que qualidade e bons resultados aparecem. Ajudamos as empresas a criar um ambiente de trabalho incrível, proporcionando resultados com propósito”, diz Bueno.