O que os funcionários devem esperar dos escritórios em 2021
São Paulo, SP 29/12/2020 – O escritório de 2021 será um lugar para promover o encontro entre os funcionários e o incentivo à troca de ideias e experiências
O ano que passou foi caracterizado pela rápida adaptação das empresas ao trabalho remoto. Com o recrudescimento da pandemia do Coronavírus a partir de março, muitos funcionários passaram a trabalhar todos os dias em home office, o que deixou os escritórios vazios. A prioridade para as empresas naquele momento foi adaptar os processos e disponibilizar tecnologias para acomodar o trabalho remoto e dar mais segurança aos que continuaram a trabalhar presencialmente. Superada a fase mais crítica e com o início da campanha de vacinação, a expectativa é que a grande maioria dos escritórios volte à normalidade em 2021, embora com mudanças significativas em sua utilização.
O motivador dessas mudanças será a implementação permanente do trabalho em home office para os funcionários durante parte da semana. Mesmo com a vacinação de boa parte da população em 2021, as empresas manterão o home office: de acordo com Dan Schawbel, sócio da Workplace Intelligence e autor de best sellers sobre carreira e trabalho, mais de 70% das empresas oferecerão a possibilidade de trabalho remoto um ou mais dias da semana. Pesquisa realizada pela JLL em outubro com 2000 funcionários de diversas empresas mostra que metade dos entrevistados gostaria de trabalhar remotamente de uma a três vezes por semana.
Essa mesma pesquisa, entretanto, atesta que o escritório ainda é o melhor ambiente para a realização de diversas atividades: 52% dos entrevistados acreditam que é o melhor lugar para “aprender e crescer profissionalmente”, 60% para “socializar com os demais colegas de trabalho” e 70% para “fazer trabalhos colaborativos e reuniões”. Para Julio Hirose, cofundador da POSHER, startup especializada em oferecer serviços de bem-estar, beleza e desenvolvimento pessoal nos escritórios, “o escritório de 2021 será um lugar para promover o encontro entre os funcionários e o incentivo à troca de ideias e experiências”. Julio ressalta que “as empresas precisam redesenhar o layout de seus escritórios para melhor utilização dos espaços que ficaram vazios devido ao home office, criando áreas que incentivem a vinda dos funcionários à empresa e que promovam a colaboração.”
Segundo Julio, a POSHER tem sido procurada por empresas que justamente querem aproveitar espaços subutilizados para transformá-los em “áreas de bem-estar”, que ofereçam uma série de benefícios para trazer ao colaborador mais conforto e comodidade enquanto estiver no escritório. “Recebemos contatos de diversas empresas em novembro e dezembro com o objetivo de criar espaços dedicados com serviços de manicure, cabelo e massagem para os colaboradores”, afirma Julio. “A ideia é que, ao vir ao escritório, o colaborador aproveite e faça serviços essenciais no próprio local de trabalho, reduzindo assim seu deslocamento. Ele ganha tempo e o escritório ganha um fator adicional de atração para trazer seu colaborador de volta”, completa.
Website: https://www.posherapp.com