O marketing multinível pode fazer as empresas venderem mais e ainda ampliar a rentabilidade

São Paulo, SP 15/12/2020 – “Empresas de todos os tamanhos já perceberam as vantagens dessa estrutura de negócio”, informa Edmundo Roveri, consultor especializado em marketing multinível.

Negócios estruturados no marketing multinível contemplam uma metodologia de remuneração de suas equipes de vendas com base em uma escala crescente. Isto é, quanto mais o vendedor arregimentar novas equipes, mais ele vende e mais ele ganha.

Também conhecido por outros dois nomes – marketing de rede e marketing de relacionamento – o marketing multinível é um modelo comercial que se destaca pela possibilidade de ganhos expressivos de seus operadores e pela liberdade de ação, tanto de contratantes quanto de empreendedores.

O negócio estruturado no marketing multinível tem a participação de profissionais independentes que integram uma força de vendas de hierarquias e remunerações crescentes atreladas à liderança do vendedor. Além das suas próprias vendas, ele pode arregimentar e coordenar equipes de vendedores que se multiplicam e formam novas equipes, sempre sob sua orientação e mentoria.

Esse método, entretanto, às vezes é confundido com pirâmide financeira, mas especialistas em marketing multinível esclarecem a dúvida. A principal característica das pirâmides é a falsa promessa de altos ganhos financeiros que só se realizam para poucos antes do sistema desabar. São empresas que praticam atividades ilícitas e usam a filosofia do marketing multinível para arrecadar dinheiro e aplicar golpes.

O livro “A Evolução do Marketing Multinível”, de Edmundo Roveri, define o que é uma coisa e o que é outra e detalha como essa metodologia de remuneração vem conquistando espaço no Brasil e no mundo, com a perspectiva de vir a ser o negócio do século 21.

Empresas que adotam o marketing multinível remuneram seus vendedores a partir de uma escala de comissões, bônus ou prêmios sobre vendas de produtos ou serviços reais a partir do esforço pessoal de cada um. O vendedor pode montar sua própria equipe e ganhar sobre as vendas de todos a partir da sua base.

“Os resultados do marketing multinível vêm de ações de convencimento boca a boca, face a face, porta a porta, sem que os compradores tenham sido atraídos por campanhas publicitárias”, destaca Roveri, autor de dois livros sobre o assunto.

O crescente interesse de empresas por esse tipo de negócio está atrelado ao baixo custo, porque não há salários nem folhas de pagamento e cada vendedor é remunerado pelo que vende. “A transformação da força de vendas em um custo variável pode ser a razão pela qual o marketing multinível vem há alguns anos tornando-se uma tendência cada vez mais presente”, acredita Roveri.

Entre as possíveis vantagens desse modelo comercial o especialista destaca a independência do empreendedor, pois depende somente de seu esforço definir sua remuneração. Depois vem a possibilidade de ampliar seguidamente os ganhos ao ser remunerado sobre as vendas das equipes que arregimentar, flexibilidade de tempo e treinamento proporcionado pelas empresas contratantes, além do baixo investimento inicial.

Para a empresa contratante, há pelos menos oito características nesse modelo que podem resultar em ganhos:
1. Capilaridade: a empresa consegue chegar a lugares que não chegaria de outra forma.
2. Venda por impulso: cada empreendedor dispõe de seu próprio estoque e essa proximidade com o cliente final proporciona agilidade no atendimento dos pedidos.
3. Disponibilidade de caixa: as vendas são pagas à vista ou no cartão, o que reduz o risco de inadimplência e demanda menor capital de giro.
4. Clientes fiéis: o cliente final é atendido por uma pessoa próxima e esse relacionamento de proximidade aumenta a fidelização à marca.
5. Crescimento: pelo efeito viral, uma vez que cada empreendedor recruta novos empreendedores, o crescimento pode ser rápido.
6. Custos menores: a força de vendas passa a ser um custo variável, uma vez que cada vendedor ganha somente sobre o que vender. Se se não houver vendas, não haverá pagamentos.
7. Riscos menores: não há contratação pelo regime CLT, o que mitiga o risco de despesas com custos trabalhistas.
8. Menos verba de marketing: há uma redução considerável de investimento em publicidade, porque não há campanhas para atrair compradores.

Nas pesquisas que fez para escrever o livro, Edmundo Roveri chegou à seguinte conclusão: “Empresas de diferentes segmentos, tamanhos e perfis, com poucos anos ou décadas de história, vêm percebendo as vantagens desse modelo comercial e passam a adotar essa estrutura de negócio com excelentes resultados”.

Roveri, que além de autor e consultor especializado em marketing multinível é CEO do IBVD – Instituto Brasileiro de Venda Direta, aconselha os empresários que têm dúvidas sobre a eficácia desse modelo comercial a responderem três perguntas básicas:
1. Seus consumidores pagam sem problemas o preço que você definiu para seus produtos ou serviços?
2. Se um consumidor indicar outro e você quiser recompensá-lo com um prêmio ou bônus isso seria possível?
3. Caso alguém indique um vendedor qualificado para seus produtos ou serviços, seria viável pagar comissão sobre as vendas geradas também à pessoa que indicou?

“Se as respostas às perguntas acima forem sim, então esse modelo de negócio será uma boa estratégia comercial para esses empresários. Nas consultorias que desenvolvi, ajudei empresas a utilizarem com sucesso o marketing multinível, entre elas os segmentos de roupas, perfumes, cosméticos, saúde, educação e produtos de reflorestamento, entre outros”, destaca.

O tripé de sustentação de um negócio fundamentado no marketing multinível é formado por “produtos”, “pessoas” e “plano de compensação”. Quando há equilíbrio nesses três pilares, segundo Roveri, o negócio tem tudo para dar certo. “Quanto mais elaborado for o projeto, maiores serão as possibilidades de sucesso”, conclui.

Website: https://ibvd.com.br/multinivel/

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