Dia de Doar reforça a importância da solidariedade no Brasil

São Paulo 27/11/2020 – “O Dia de Doar é democrático e quanto mais gente engajada, maior se torna. E é por isso que estamos valorizando muito as campanhas de cada município”

Mobilizar o Brasil para ser um país mais generoso e solidário, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Esse é o objetivo principal do Dia de Doar, que será realizado na próxima terça-feira (01/12), em um ano marcado pela pandemia do Coronavírus. Em maio, por conta da propagação da Covid-19, foi feita uma edição extraordinária, o Dia de Doar Agora, que engajou mais de 14 milhões de pessoas.

​O objetivo do Dia de Doar é que as pessoas se sintam estimuladas a realizar ações de generosidade, inspirando os outros a fazer o mesmo, criando um grande movimento de solidariedade e doação. Um dos desafios esse ano é tornar a iniciativa mais local, incorporando campanhas comunitárias de todo o país. Ao mesmo tempo, a data quer reforçar que a doação pode se tornar um ato permanente, que independe de situações de emergência.

“O Dia de Doar é democrático e quanto mais gente engajada, maior se torna. E é por isso que estamos valorizando muito as campanhas de cada município “, reforça João Paulo Vergueiro, diretor executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), responsável pelo Dia de Doar.

​Desde 2013 o Brasil participa do Dia de Doar, que começou um ano antes nos Estados Unidos, criado pela organização nova-iorquina 92Y. Atualmente a campanha é mundial e conta com a participação oficial de 72 países. O Giving Tuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, acontece sempre na primeira terça-feira depois do Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), seguindo datas comerciais famosas como a Black Friday e o Cyber Monday.

“O Brasil ainda enfrenta uma série de desafios que surgiram a partir da pandemia, como o desemprego, os problemas ambientais e a fome. E o Dia de Doar, com ações que estimulam a doação de indivíduos, empresas, organizações, tem um papel fundamental de mostrar que todos nós podemos contribuir de alguma forma”, afirma Márcia Woods, presidente da ABCR.

PARTICIPAÇÃO

​Diversos materiais para divulgação do movimento, sugestões para fomentar a ação e dicas para as organizações estão disponibilizados no site do Dia de Doar. A proposta é que cada participante faça sua própria campanha, com liberdade para adaptar e criar sua iniciativa. As ONGs e os doadores podem compartilhar nas mídias sociais a hashtag #diadedoar, para que a mensagem chegue à mais pessoas e a doação seja um instrumento de fortalecimento social.

Na edição de 2019, o Dia de Doar estimulou R$ 2,3 milhões em doações em um único dia, impactando 42 milhões de pessoas nas mídias sociais. Foram mais de 100 histórias de doações compartilhadas na plataforma Minha História de Doação.

REALIZAÇÃO

O Dia de Doar é realizado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), com apoio do Movimento por uma Cultura de Doação e em parceria com a Umbigo do Mundo, Fundação Jose Luiz Egydio Setúbal, Instituto Mol e Movimento Bem Maior. A ABCR é a representante oficial da data no Brasil junto ao movimento global do #GivingTuesday.​

Website: http://www.diadedoar.org.br

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