Pesquisa revela a visão dos jornalistas sobre os assessores de imprensa
23/11/2020 –
Pesquisa realizada pelo Grupo Comunique-se entrevistou mais de 300 jornalistas para entender a visão dos profissionais de redação sobre os assessores de imprensa
O Grupo Comunique-se divulgou na última semana a pesquisa ‘Assessor de Imprensa na Visão do Jornalista’. Os dados coletados apresentam informações sobre as melhores práticas e os maiores incômodos na relação entre assessores de imprensa e jornalistas de redação. O estudo tem como objetivo aprimorar o contato entre as partes e pode ser acessado no link.
O relatório apresenta ao mercado uma análise sobre o relacionamento entre assessores e jornalistas de redação, o apoio ao trabalho, como isso ocorre no dia a dia e o que dá certo ou errado. As perguntas relacionadas ao tema foram realizadas em março deste ano, com mais de 300 profissionais de redações. Entre os participantes, a maioria indicou atuar nas editorias de cultura, economia e saúde.
De acordo com o documento, para 92% dos jornalistas de redação o trabalho de assessoria de imprensa contribui para a produção de matérias. Entre eles, 50% dos entrevistados consideram os materiais primordiais para a produção de matérias, enquanto os demais — 42% favoráveis ao recebimento de materiais de assessores — ponderam que, em alguns casos, podem também atrapalhar
A pesquisa apresentou insights importantes para a área, como as melhores práticas para envio de releases, por exemplo. De acordo com o material, o assunto de um release ainda é o principal fator para o aproveitamento do material, com 23% dos votos. Em seguida estão a inclusão de recursos multimídia (14%) e bom relacionamento com o assessor que enviou o conteúdo (13%).
Com relação ao follow up, prática comum à assessoria de imprensa, os jornalistas indicaram que o melhor horário para receber ligações é entre 15h e 17h. Acerca do dia, 41% afirmam que qualquer dia, menos fim de semana.
Apesar das vantagens, o relacionamento entre as duas partes da profissão também pode apresentar alguns problemas. Entre os maiores incômodos gerados pelos assessores de imprensa nos jornalistas de redação, para aproximadamente 13%, a pior prática é garantir que uma pauta é exclusiva quando não é. Seguida desta, indicada por 9% dos participantes, a segunda maior queixa é insistir que uma pauta vale, mesmo quando já foi explicado por que ela não será aproveitada pelo veículo.
Website: https://www.comunique-se.com.br/pesquisa-assessor-na-visao-do-jornalista/