Violonista uruguaio Pablo Vares faz show instrumental flamenco em BH

Apresentação será, no dia 13 de abril, no Instituto Cervantes com entrada gratuita

O Instituto Cervantes de Belo Horizonte vai receber, no dia 13 de abril, às 19h30, um show instrumental de música flamenca contemporânea, comandado pelo violonista uruguaio Pablo Vares. A apresentação será na sede do Instituto (rua dos Inconfidentes, 600, Savassi) e terá entrada gratuita até completar a capacidade do local.

Vares fará um concerto de violão flamenco, um show solo de música autoral instrumental que vai contemplar 14 anos de composições do músico. “Elas refletem a minha própria trajetória, desde pintor de parede no Uruguai, passando pela vida como artista de rua no Rio de Janeiro, até tocar em grandes produções em todo o Brasil. Entre músicas, conto um pouco dessa história, da história do flamenco, da história da arte de rua (profissão nobre e milenar) e de como enfrentar preconceitos na nossa sociedade para conquistarmos nossos sonhos”, destaca Pablo Vares. As músicas fazem parte do primeiro disco do músico, que está em fase de mixagem e masterização

A apresentação une a tradição flamenca e a tecnologia do live looping, que permite criar diferentes timbres e vozes. Dessa forma, é elaborado um complexo diálogo musical a partir de um único instrumento: uma “guitarra flamenca”. “A junção de estilos e linguagens, contrário ao que alguns pensam, não dilui o flamenco e se afasta das suas raízes. Pelo contrário, se aproxima ainda mais da sua origem e mantém viva sua tradição, que nasce justamente da mistura”, acrescenta Pablo.

Com a apresentação, o Instituto Cervantes segue sua proposta de ser difusor da cultura e língua espanholas. “É uma oportunidade de difundirmos a cultura hispana no Brasil, proporcionando um momento de arte e conhecimento para o público belo-horizontino”, destaca o coordenador-geral do Instituto Cervantes de Belo Horizonte, Manuel Valenzuela.

Pablo Vares é músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai e radicado no Brasil há dez anos. Percorre diversos estados brasileiros apresentando espetáculos com mais de 15 companhias de dança flamenca. Indicado a dois prêmios de melhor trilha sonora em peças de teatro, trabalha com grandes nomes, como Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller e Jorge Farjalla.

Também leva o flamenco ao grande público a partir da produção de músicas para programas de TV no Brasil e em Portugal. Introduzindo o flamenco a outros estilos, grava com artistas da Sony e Warner Music como o cantor pop Dienis e a banda de rock nacional Blitz.

Compõe para audiovisual e teve trabalhos exibidos na Irlanda durante o Indie Cork Festival 2021. Como docente, ministrou cursos no Instituto Cervantes Rio de Janeiro e na Universidade Católica de Salvador. Suas videoaulas para a plataforma Cordas e Música superam noventa mil visualizações no YouTube. É também instrumentista endorser de duas marcas de violão: PHX e Almeida Luthieria.

Com mais de 100 mil seguidores no Instagram, Pablo Vares utiliza a rede social para conscientizar as pessoas sobre preconceitos e rebater os “haters” com humor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.