Triângulo Mineiro recebe investimentos de R$ 70 milhões em melhoria logística

Terminal rodoferroviário, localizado em Iturama, vai começar a operar em 2022 e terá capacidade de movimentação de cerca de 2 milhões de toneladas de açúcar VHP por ano para exportação via Porto de Santos (SP)

No dia 29 de outubro, a Usina Coruripe lançou, com a presença do governador Romeu Zema, a pedra fundamental do futuro terminal rodoferroviário Comendador Rubem Montenegro Wanderley na cidade de Iturama (MG). Com investimento direto da Coruripe de aproximadamente R$ 70 milhões, o projeto prevê a instalação de uma unidade moderna de transbordo rodoferroviário interligada à Rumo Malha Central (Ferrovia Norte-Sul), que garantirá o transporte ferroviário. A localização é estratégica: a região tem uma grande produção de açúcar e logística dependente do modal rodoviário. A previsão é que sejam movimentados 2 milhões de toneladas de açúcar VHP por ano com destino ao Porto de Santos (SP).

O projeto do terminal será implementado e operado pela Usina Coruripe, que tem quatro unidades produtivas em Minas Gerais (Iturama, Campo Florido, Carneirinho e Limeira do Oeste), uma em Alagoas (Coruripe) e outro terminal ferroviário próprio em Fernandópolis (SP). A obra tem início previsto para janeiro de 2021 e a previsão de conclusão é o primeiro semestre de 2022. Quando estiver operacional, o terminal vai gerar cerca de 300 empregos diretos e indiretos em vagas nas áreas de operação de tombador, armazenagem e expedição. Para a construção, é estimada a geração de 150 empregos diretos.

O presidente da Usina Coruripe, Mario Lorencatto, destaca que o novo terminal seguirá as melhores práticas de segurança e sustentabilidade. “Pretendemos contribuir com o desenvolvimento da produção regional de açúcar e trazer mais facilidades a clientes e consumidores, além de gerar novos postos de trabalho. Esse investimento demonstra a confiança da empresa no cenário socioeconômico da região”, afirma. O terminal também atenderá outras usinas em um raio aproximado de 400 a 500 quilômetros, uma área de influência que abrange todo o Triângulo Mineiro e as usinas do sul de Goiás.

A nova unidade —localizada no Km 15 da Rodovia BR-497, s/n, na Zona Rural de Iturama— terá alta velocidade de recepção e carregamento, com uma pera ferroviária (área em formato circular para manobra de trens) que agilizará as operações. Ocupará uma área total estimada em 20 hectares e será equipada com dois tombadores, um armazém de 40 mil toneladas de capacidade estática e uma tulha de carregamento de vagões de 1.500 toneladas por hora. Na parte de recepção rodoviária, a previsão é de uma capacidade para quase 300 caminhões por dia. Considerando cada caminhão carregado com 35 toneladas, o terminal poderá receber 10 mil toneladas por dia.

O nome do terminal é uma homenagem ao comendador Rubem Montenegro Wanderley. “Essa obra será um marco na expansão da Ferrovia Norte-Sul em Minas Gerais e um reconhecimento ao Comendador Rubem pelos inestimáveis serviços prestados ao grupo Coruripe no processo de desenvolvimento da empresa”, ressalta Lorencatto.

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