Dia da Mulher: pesquisa Toluna revela que 65% dos internautas creem que as mulheres sofrem preconceito na hora da contratação para cargos mais altos
São Paulo, SP 8/3/2021 – 79% dos entrevistados sentem que empresas lideradas por elas são mais criativas
Entre os entrevistados, 87% creem que o sexo feminino é o mais atarefado na pandemia
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. O dia simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, remetia à reivindicação por igualdade salarial. Atualmente, simboliza sua luta não apenas contra a desigualdade salarial, mas também, contra o machismo e a violência.
A Toluna, empresa especialista em insights de mercado, realizou uma pesquisa para colher a percepção dos internautas sobre o tema e a situação das mulheres em geral. Foram entrevistadas 831 pessoas –sendo 66% mulheres e 34% homens- nos dias 25 e 26 de fevereiro. E 88% dos entrevistados concordam ser importante que o dia seja celebrado no mundo inteiro.
A igualdade de gênero no mercado de trabalho também foi abordada na pesquisa. 68% dos internautas acreditam que faltam oportunidades para que mulheres alcancem lideranças nas empresas. 65% entendem que o preconceito contra executivas fala mais alto na hora da contratação. 58% sentem que faltam políticas para equiparar os gêneros, 58% acham que a cultura das empresas não contribui para que mulheres cheguem à liderança; enquanto que 42% têm a sensação de que a dupla jornada casa-trabalho não facilita para que mulheres consigam chegar a cargos de alto escalão. E ainda: 81% dos entrevistados acreditam que quanto mais alto o posto de liderança, menor o número de mulheres que o ocupam.
Outra forte percepção detectada na pesquisa é de que as mulheres sofreram mais com os efeitos da Covid-19 do que os homens: entre os entrevistados, 87% creem que o sexo feminino é mais atarefado na pandemia, sendo que 91% desta amostra também concordam que, independentemente do isolamento social, as mulheres absorvem muito mais as tarefas da casa do que outras pessoas da casa. A pesquisa mostrou, também, que 89% acreditam que as mulheres são mais multitarefas que os homens.
Outro insight coletado é que 88% dos entrevistados concordam totalmente que a violência contra a mulher aumentou nos últimos meses, durante a pandemia.
Por outro lado, os internautas entrevistados também têm a percepção que empresas lideradas por mulheres carregam mais vantagens: 79 % creem que estas empresas são mais criativas, 69% percebem que são mais produtivas e 69% concordam que estas companhias são mais inovadoras.
A pesquisa da Toluna também trouxe a percepção de que as mulheres têm mais espaço para serem elas mesmas no ambiente familiar: 76% concordam com esta afirmação, enquanto que 60% creem que as mulheres têm mais chance de se expressarem no âmbito social. Apenas 36% dos entrevistados acreditam que elas podem ser quem realmente são no mundo corporativo.
No quesito ‘mulheres que inspiram’, os internautas brasileiros citaram as suas mães como maior fonte de admiração. Já as quatro personalidades femininas mais lembradas no Brasil foram, em ordem de citação: a apresentadora Ana Maria Braga, a atriz Fernanda Montenegro, a jornalista Fátima Bernardes e a economista Nathalia Arcuri. Já as mais admiradas no exterior foram, em ordem de lembrança: a popstar Beyoncé, a atriz Angelina Jolie, a popstar Madonna e a apresentadora Oprah Winfrey.
A pesquisa da Toluna foi realizada no dia 25 e 26 de fevereiro de 2021, com 831 pessoas (34% homens, 66% mulheres) das classes A, B e C, segundo critério de classificação de classes utilizado pela ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, onde pessoas da classe C2 têm renda média domiciliar de R$ 4.500 por mês. Estudo feito com pessoas acima de 18 anos, de todas as regiões brasileiras, com 3 pontos percentuais de margem de erro e 95% de nível de confiança.
A Toluna fornece insights em tempo real sobre consumidores na velocidade da economia sob demanda. Ao combinar a escala global e a experiência local com tecnologia inovadora e design de pesquisa premiado ajuda seus clientes a explorar o futuro agora. A Toluna pertence à Harris InteractiveEurope e à KuRunData. Juntas, elas desenvolvem um trabalho de excelência para levar o campo da pesquisa de mercado para um amanhã melhor.
Para mais informações: tolunacorporate.com.
Website: http://www.tolunacorporate.com