Instituto Federal de MG promove curso de Libras para trabalhadores de empresa em Itabirito

Objetivo é aprimorar a comunicação e a inclusão de colaboradores com deficiência

O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) firmou uma parceria com o Comitê de Desenvolvimento Social (Codes) da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil no estado para oferecer um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) aos colaboradores da empresa em Itabirito. O objetivo é promover a diversidade e inclusão no ambiente interno e aumentar o acesso de pessoas com deficiência (PCDs) ao mercado de trabalho. As aulas, ministradas on-line de outubro a dezembro, disseminaram o conhecimento básico em linguagem de sinais entre os profissionais para permitir maior diálogo com deficientes auditivos.

De acordo com o professor Paulo Mendanha, a capacitação, além de oferecer um ambiente mais acolhedor às pessoas com deficiência auditiva, também é uma oportunidade para conscientizar os colaboradores quanto ao direito e a realidade enfrentada por esse público. “Mesmo sendo cidadãos brasileiros, muitos surdos se sentem como estrangeiros vivendo em nosso país; afinal, são poucas pessoas que conseguem se comunicar com eles através da Libras”, destaca. Ele conta que, apesar de lecionar Libras há mais de 8 anos, essa foi sua primeira turma voltada para o ambiente corporativo. “Esse projeto foi de extrema importância para promover a convivência, o respeito à diferença e, principalmente, buscar a quebra de barreiras comunicacionais e de atitudes. Com o tempo, se mais pessoas tiverem a oportunidade de aprender Libras, podemos melhorar essa realidade”, ressalta.

Na primeira turma, 11 profissionais da empresa se formaram, entre eles Poliane Avelino, técnica em enfermagem do trabalho, que alcançou a nota máxima no curso. Ela conta que foi motivada pela oportunidade de se comunicar com os colegas surdos e que a capacitação ampliou sua visão sobre acessibilidade. “Hoje, aprender Libras é fundamental para o desenvolvimento nos aspectos social e emocional, não apenas do surdo, mas também de todos que convivem com eles. Com o curso, conheci realidades que vão além de uma sociedade construída por e para ouvintes”, disse. Ela revela ainda que teve ajuda de um colega surdo para praticar o conteúdo aprendido nas aulas.

A unidade Itabirito conta, hoje, com 12 colaboradores com deficiência auditiva. Na avaliação de Claudia Eiko Kanbara, chefe de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil, o aprendizado de Libras permite que os colaboradores com deficiência possam se comunicar com mais facilidade com os colegas de trabalho, além de promover a inclusão na companhia. “Sentimos a necessidade de melhorar a comunicação interna e torná-la mais abrangente e inclusiva. A demanda também partiu dos próprios colaboradores e gestores, que demonstraram bastante interesse em aprender Libras”, revela. “O curso foi especial, trouxe uma aproximação muito grande e a integração do grupo foi super bacana”, finaliza.

A coordenadora de Relações Institucionais do IFMG, Adriana Luziê de Almeida, destaca que esse trabalho é mais um passo rumo à inclusão e acessibilidade. “Conhecer um pouco sobre a forma como eles percebem o mundo ajuda os ouvintes a compreender melhor as diferenças e reconhecer que o surdo é uma pessoa, que usa outros sentidos para aprender, mas é tão capaz quanto qualquer outra”, afirma. Ela também ressalta os aprendizados que a parceria com a Coca-Cola FEMSA trouxe para o Instituto. “Essa parceria possibilitou conhecer um pouco mais da rotina dos ouvintes que interagem com surdos em um ambiente de trabalho”, declara. “Estamos avaliando novas formas de parceria para o próximo ano, pois entendemos ser de grande valia essa troca de conhecimento entre as instituições”, complementa a chefe de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

Para proporcionar acessibilidade e igualdade, a comunicação da Coca-Cola FEMSA Brasil também vem passando por adaptações. Recentemente, foi adotada a tradução simultânea em Libras em todas as oportunidades de emprego divulgadas no site vagas.com. A mesma tecnologia já é utilizada no site da empresa e na comunicação interna.

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