Programa de educação ambiental com estudantes de Minas Gerais adota formato virtual
Em edição on-line realizada neste mês, Minha Galera Faz Eco reuniu alunos e professores de escolas de Itabirito, Nova Lima e Brumadinho para debaterem assuntos relacionados à sustentabilidade
O programa ambiental Minha Galera Faz Eco, neste ano, adotou formato virtual para seguir engajando estudantes de Minas Gerais na promoção de iniciativas sustentáveis. Em edição on-line realizada neste mês, o projeto reuniu cerca de 100 pessoas, entre alunos e professores, de seis escolas mineiras. Representando Itabirito, participaram a Escola Estadual Doutor Raul Soares e a Escola Municipal Manoel Salvador de Oliveira; de Brumadinho, a Escola Municipal Leon Renault e o Centro Educacional Maria Madalena Friche Passos (Cemma) foram as participantes; em Nova Lima, estudantes da Escola Estadual Josefina Wanderley Azeredo e do Colégio Santo Agostinho (Unidade Nova Lima) estiveram presentes.
A programação do webinar do “Minha Galera Faz Eco”, que teve como tema “Hora de juntar forças e transformar”, incluiu uma série de atividades, dinâmicas e uma palestra do professor de geografia e especialista em Educação Ambiental Rodrigo Rodrigues. Durante a conversa, o professor convidou os participantes a repensarem questões relacionadas a sustentabilidade, biodiversidade, consumismo e reciclagem. “Comportamento é hábito e nós somos o que consumimos. Precisamos pensar na biodiversidade, na importância da coleta seletiva e que os resíduos descartados geram grandes impactos ambientais. Cuidar do meio ambiente é cuidar de si mesmo e do que está a nossa volta”, destacou. Os alunos participaram ativamente do bate-papo e interagiram sobre os temas abordados pelo especialista no chat da plataforma.
Posteriormente, os alunos foram convidados a participar de um desafio para colocar em prática as ideias debatidas com o professor. Com formato de hackathon virtual, os estudantes foram divididos em 12 grupos, em que puderam discutir o que apresentariam sobre o assunto a todos os participantes. Muitas sugestões surgiram e surpreenderam pelo engajamento com o tema. Entre as ideias, apresentadas por cada grupo em 2 minutos e 30 segundos, foram destaques o investimento em embalagens biodegradáveis, o incentivo ao uso de sacolas retornáveis, uso de canudos biodegradáveis e reutilizáveis, uso de lixeiras para coleta seletiva, captação de água da chuva, plantio de árvores, uso de energia limpa (como a solar), reaproveitamento de embalagens e redução do consumismo, hortas nas escolas e ações para a conscientização da população sobre o meio ambiente.
“O mundo que queremos construir começa com a nossa atitude diária. Esse momento que tivemos para debater ideias foi muito interessante até para a construção de valores, como união e amizade. Todos conseguiram organizar grupos em pouco tempo e reforçar que a cooperação pode resultar em um mundo melhor. Além disso, o bom exemplo de cada um sempre poderá influenciar alguém que está a nossa volta. Precisamos adotar práticas sustentáveis no dia a dia”, acrescentou Rodrigo Rodrigues. Além do desafio, os alunos responderam ao Eco Quiz e fizeram a tradicional foto da SustentaSelfie, de forma virtual.
“Nossa empresa desenvolve um sério trabalho nos aspectos ambientais e sociais e busca sempre a inovação, algo muito importante nesse contexto de sustentabilidade”, destacou Wanessa Scabora, gerente de Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, empresa que promove o Minha Galera Faz Eco. Ela também agradeceu o empenho dos alunos e professores na participação do programa “Minha Galera Faz Eco”. “Vocês fazem parte da futura geração e estarão à frente de novas empresas, profissões que estão por surgir, e vão atuar na construção de um mundo melhor. Espero que esse momento que tivemos hoje faça parte das decisões que tomarão daqui para frente. Tivemos um ano desafiador, mas tudo isso vai passar.”