Consultoria adere ao Movimento pela Equidade Racial

PwC Brasil se uniu ao Mover, formado por grandes empresas do país foca em liderança, empregabilidade e conscientização

Aumentar a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, principalmente em cargos de liderança, e combater o racismo são alguns dos compromissos que a PwC Brasil reforça ao se associar, juntamente com outras 48 empresas, ao Movimento pela Equidade Racial (Mover). Com foco em empregabilidade, conscientização e promoção da diversidade racial, o Mover tem como metas gerar mais 10 mil posições de liderança para pessoas negras e oportunidades para 3 milhões de pessoas até 2030.

A PwC, quem mantém escritório em Belo Horizonte e outras cidades brasileiras, possui políticas de diversidade e inclusão há mais de 15 anos, inclusive, com estrutura de especialistas dedicada exclusivamente para cada um dos cinco pilares trabalhados internamente: raça, gênero, gerações, pessoas com deficiência e comunidade LGBTI+. “A inclusão racial é uma prioridade estratégica em toda a firma; hoje, 31% das nossas pessoas são negras, entre elas, 56% são mulheres. Na última edição de nosso programa de trainees, o Nova Geração de Solvers, 52% das pessoas contratadas são negras. Se considerarmos apenas os cargos de gestão e liderança, atualmente, 22% dos nossos profissionais são pessoas negras”, afirma Leandro Camilo, sócio e líder de Inclusão e Diversidade na PwC Brasil (na foto).

Além de ampliar a participação de pessoas negras nos programas de entrada, a PwC Brasil também reconhece que a inclusão efetiva envolve o desenvolvimento de quem já está na firma. Para isso, o programa Black as Manager, atualmente em sua terceira edição, tem como foco o impulsionamento de carreira de profissionais negras e negros, por meio do fortalecimento de soft e hard skills para que alcancem cargos de gerência.

A PwC Brasil também possui compromissos já firmados com a Coalizão Empresarial para Equidade Racial e de Gênero, Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial e Pacto pela Equidade Racial. “A PwC tem a convicção de que, a partir dessa parceria com o Mover e seus stakeholders, poderá alcançar resultados ainda mais expressivos no que se refere à igualdade de oportunidades para pessoas negras no ambiente de trabalho e em toda a sociedade”, complementa Camilo.

As empresas associadas ao Mover assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças. A união das empresas conta com a participação ativa dos CEOs na tomada de decisão e visa acelerar os processos de transformação existentes nas companhias integrantes e impactar efetivamente a sociedade. Para isso, o movimento busca agregar mais empresas interessadas em juntar-se à iniciativa para ampliar as ações e debates e que queiram aprender e compartilhar experiências e boas práticas e transformar o hoje para um amanhã melhor.

“Fazer parte desse movimento tem tudo a ver com os valores e propósitos da PwC. Reconhecemos que essa é uma jornada longa e que temos oportunidades para ampliar a participação de pessoas negras em todos os espaços, reforçando diariamente a luta antirracista no mercado de trabalho. A PwC tem identificado resultados positivos não somente nos números, mas na promoção de uma cultura realmente inclusiva, que valoriza a diferença e apoia a autenticidade de cada profissional”, afirma Marco Castro, sócio presidente da PwC Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.