Robô ensina crianças, jovens e adultos a higienizar as mãos em hospital de BH

Ação de conscientização será realizada até o dia 19 de maio, no Hospital Vera Cruz, e contará com a presença do Inspetor Bugiganga, que vai investigar, de forma lúdica, a higienização das mãos de todos que passarem pela unidade

Pacientes, visitantes e funcionários do Hospital Vera Cruz (HVC), do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, em Belo Horizonte, estão sendo recepcionados de forma inusitada. O robô humanoide Ozires ficará na unidade, até o dia 19 de maio, para ensinar a crianças, jovens e adultos como lavar as mãos de forma correta. A iniciativa foi organizada pelo Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) do HVC. 

Ozires é um robô humanoide programável da UniBH. Foi batizado com esse nome em homenagem ao engenheiro brasileiro da Embraer, Ozires da Silva. O robô é hoje um importante instrumento de informação e conhecimento junto aos profissionais da saúde e a sociedade. Ele é uma ferramenta lúdica, que fala, anda e dança. 

Durante a semana, o HVC também vai receber a presença do Inspetor Bugiganga, que vai avaliar e investigar se todos estão fazendo a higienização das mãos de forma correta, além de realizar jogos entre outras ações interativas para conscientizar pacientes, visitantes e todos os colaboradores do hospital. De acordo com Reni Moreira, médica e diretora técnica do Hospital Vera Cruz, a campanha é de extrema importância tanto para os colaboradores quanto para promover uma  assistência segura aos pacientes. “A pandemia de Covid-19 nos mostrou o impacto que esses cuidados básicos de higienização trouxeram para nossa segurança intra e extra-hospitalar. Nossas mãos precisam ser carreadoras de saúde, pois, independente da função, todos lidamos diariamente com os pacientes, variando apenas o tipo e a duração do contato. E também é muito importante que esses pacientes e visitantes, sejam eles jovens, crianças ou adultos, se atentem à forma correta de limpeza das mãos”, observa. 

Com o tema “Salve vidas: higienize suas mãos”, Reni conta que ações como essa serão promovidas ao longo do ano. Além disso, sempre que um novo colaborador é admitido, ele recebe a capacitação para a lavagem adequada das mãos. “Recentemente mudamos o processo de higienização das mãos no Centro Cirúrgico e toda a equipe foi treinada in loco para fortalecer ainda mais o conceito de cirurgia segura. É um cuidado simples, porém considerado essencial na prevenção contra várias doenças, inclusive, salvar vidas”, alerta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.