Construtora mineira investe em estratégias de fidelização de clientes
Somattos Engenharia criou comitê formado por equipe multidisciplinar das áreas de Marketing e Vendas e realiza ampla pesquisa de satisfação com os compradores de imóveis
Ter um cliente satisfeito, conquistar a simpatia dele e transformá-lo em um embaixador da marca é um dos grandes objetivos das empresas que trabalham com foco em superar as expectativas do mercado. No setor da construção civil, a interação com o comprador ou potencial cliente se dá em um nível bastante elevado, pois, especialmente quando o produto é adquirido na planta, há um longo período de relacionamento com um bem que, muitas vezes, é o maior sonho de consumo do cliente.
Na Somattos Engenharia, uma iniciativa pioneira é o “Comitê Foco no Cliente”, formado por pessoas das áreas de Marketing, Vendas, Relacionamento e Assistência Técnica. A equipe se reúne mensalmente para acompanhar os indicadores de cada setor e promover melhorias e ações de encantamento. Quando é verificada uma insatisfação, além de ações para corrigir e evitar que aconteça de novo, é feito o envio de um presente, com pedido de desculpas.
“Avaliamos a satisfação por meio de pesquisas, que ocorrem em seis momentos: pós-visitas (prospects), pós-contrato, pós-atendimento de relacionamento, pós-entrega de chaves, pós-atendimento de assistência técnica e depois de seis meses de uso do imóvel. Nossa nota geral é bastante alta, mostrando que nossos clientes são muito satisfeitos”, explica a coordenadora de Comunicação e Marketing da Somattos, Carolina Lara.
Ela afirma que essas pesquisas geram também muitos insights para a promoção de melhorias em projetos e nos atendimentos. Atualmente, está sendo reformulado todo o procedimento de entrega de empreendimentos, “visando tornar o momento tão sonhado (receber as chaves) em algo ainda mais especial e marcante”.