Águas subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável

A programação do Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas de 2022 já  está mobilizando o Brasil. Após dois anos com atividades virtuais em  função da pandemia, o evento apresenta uma programação intensa e da maior importância para a s sobrevivência do país e do planeta. A expectativa é reunir no Espaço Arca em São Paulo, mais de 2500 pessoas entre os dias 2 a 5 de agosto.

Em sua XXII edição, o congresso organizado pela ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, será  o primeiro evento presencial realizado após a promulgação do Novo Marco Regulatório do Saneamento (Lei. 14.026/2020) e a Revisão da Portaria de Padrões de Qualidade da Água Potável no Brasil, (GM/MS 888) publicados em 4 de maio de 2021. A nova Lei e Portaria garantem o uso Legal e sustentável de poços e águas subterrâneas em todo o país.

O tema central “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável” está  em ressonância com as diretrizes propostas pelo Relatório da UNESCO sobre o desenvolvimento dos Recursos Hídricos 2022, divulgado em  março, por ocasião das comemorações do Dia Mundial da Água.

A expectativa é grande. Já na conferência magna, um representante da Unesco  irá discorrer sobre o tema central do congresso “Águas Subterrâneas: invisível, indivisível e indispensável.”

Faz parte da programação  de conferências e debates temas como: Cidades e Águas Subterrâneas; Grandes aquíferos brasileiros; Águas subterrâneas e mineração; Aquíferos cársticos e os desafios para uma exploração sustentável; O que muda na perfuração de poços no Brasil com o Novo Marco Regulatório do Saneamento e a Portaria do Ministério da Saúde 888 de Potabilidade da Água.

Além disso,  os 10 anos do Plano Nacional de Recursos Hídricos e o Programa de Monitoramento de Águas Subterrâneas  devem mobilizar ainda mais o setor e trazer  boas contribuições ao mercado.

De acordo com o presidente da ABAS, o geólogo José Paulo Netto, questões como testes de vazão, tratamento de água e recuperação de poços devem atrair muitos especialistas do Brasil e do mundo, especialmente  por trazer assuntos prioritários para o mercado de perfuração e usuários.

Tecnologias, equipamentos e integração

 O congresso terá ainda  eventos paralelos como a Fenágua – Feira Nacional da Água e o XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços.

”Os processos de telemetria e acompanhamento da qualidade dos poços avançaram muito nos últimos anos”, explica o presidente das ABAS.

”Os poços têm uma vida útil longa e merecem acompanhamento constante para operarem com maior eficiência e menor custo energético. Para isso traremos equipamentos e tecnologias avançadas que permitem um monitoramento detalhado da operação, contribuindo imensamente para a tomada de decisões sobre o abastecimento de água. Essa edição da Fenágua será a maior e mais importante desde sempre,” conclui o José Paulo Netto. Dessa vez estaremos num espaço que permite mais 100 expositores e maquinários para demonstração.”

As inovações da Fenágua acontecem também no conteúdo. O último dia (5 de agosto) está reservado para uma série de Summits, ou seja, eventos voltados aos perfuradores e público consumidor, com palestras técnicas e workshops realizados pelos próprios expositores.

A programação completa do evento, inscrições e lista de trabalhos inscritos pode  ser vista em https://xxiicongressoabas.abas.org/.

Serviço:

 XXII   Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas

XXIII Encontro Nacional de Perfuradores de Poços e  Fenágua 2022  

Quando: 2 a 5 de agosto de 2022

Local: Espaço Arca

Av. Manuel Bandeira, 360
Vila Leopoldina
São Paulo, SP 05317-020

www.xxiicongressoabas.abas.org

Realização: ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas  www.abas.org.br

Mais informações

ABAS – Associação Brasileira de Águas Subterrâneas

www.abas.org 

tel. + 55 11 98801 8418

info@abas.org.br

Informações para a imprensa

Cristina Bighetti

+ 351 927 253 506 WhatsApp

Bighetticristina@gmail.com  / Cristina@timepress.com.br