Escolas brasileiras procuram desenvolver nas crianças educação bilíngue

São Paulo 28/1/2022 – Acreditamos que o entretenimento seja o melhor caminho para a aprendizagem

Escolas com propostas pedagógicas bilíngues adotam material focado no edutainment, conteúdos divertidos focados na aprendizagem do segundo idioma e no desenvolvimento de habilidades comportamentais

Em todo o Brasil escolas procuram desenvolver nas crianças o segundo idioma, sendo o inglês o idioma mais difundido no planeta como língua oficial em mais de 50 países criadores de conteúdo buscam soluções para incentivar o idioma.

Escolas com propostas pedagógicas bilíngues buscam inovação em conteúdos, a exemplo o Colégio Brasil Canadá, que há mais de 21 anos tem como principais objetivos o desenvolvimento global dos alunos que adotou em sua escola matriz para o ano de 2022 o material bilíngue da AsteriumLand.

O desejo de facilitar o acesso das crianças a educação básica de qualidade motivou um grupo de criadores e empresários a desenvolver um novo “mundo encantado” baseado nas técnicas atuais do edutainment, termo utilizado para definir iniciativas inovadoras baseadas no entretenimento educacional. 

Após etapas de estudos científicos, criação e desenvolvimento, “Mundo de Asterium” chega ao mercado trazendo série de conteúdos educacionais bilíngues multiplataformas que incluem, livros físicos paradidáticos, músicas originais, videoclipes de animação, e linha de brinquedos onde as crianças possam “aprender brincando”.

 Livros, histórias e músicas 

A AsteriumLand começará a disponibilizar seu conteúdo “mágico-educativo” gratuitamente ao público, que nesta primeira temporada contará com 10 canções originais – em 2 idiomas: inglês e português – embalados por seus respectivos videoclipes de animação, 20 no total, que estarão disponíveis em seu canal oficial no YouTube e demais plataformas de streaming. Esta primeira fase contempla ainda os 5 primeiros livros paradidáticos da “Turma do Johnny” que começam a ser adotados por escolas com propostas pedagógicas bilíngues.

Para Beto Silveira, há 20 anos no mercado de educação infantil à frente da rede-bilíngue “Colégio Brasil Canadá” e um dos sócios de “Mundo de Asterium”, uma das principais funções dos conteúdos infantis é a de “fazer companhia” às crianças durante a jornada diária dos pais.

“Sabemos que muitas famílias com crianças pequenas, especialmente aquelas que não possuem terceiros para lhes auxiliar no dia a dia, têm contado, cada vez mais, com a tecnologia para entreter os filhos enquanto realizam suas rotinas diárias, seja um trabalho, uma tarefa doméstica ou até mesmo para se permitirem uma pequena folga. Esta realidade torna nossa missão ainda mais desafiadora. Nossa responsabilidade em apresentar algo realmente relevante e educativo a estas crianças é nosso principal objetivo”, destaca o empresário.

Além dos livros paradidáticos, o Mundo de Asterium conecta crianças com canções que buscam, por meios lúdicos, ensinar e reforçar práticas e conceitos básicos para vida em sociedade: cooperação, solidariedade, família, leitura, diversidade, cidadania, entre tantas, muito importantes.  “Fiquei tão apaixonado pelo projeto que não tive como não me convidar a participar também artisticamente deste lindo mundo encantado’”, comemora o cantor Rogério Flausino, do Jota Quest, sócio-investidor da AsteriumLand, que também empresta sua voz para algumas das canções educativas da Turma do Johnny.

“Acreditamos que o entretenimento seja o melhor caminho para a aprendizagem”, defende João G. Brene, escritor, especialista em tecnologia educacional e um dos criadores do “Mundo de Asterium”.

 

Interatividade e estímulo 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o tempo de tela para crianças deve ser de no máximo uma hora por dia, de forma sedentária. 

“É natural que pais e cuidadores tenham ressalvas acerca da exposição excessiva das crianças ao conteúdo digital, podendo realmente se tornar, em muitos casos, nociva ao seu desenvolvimento. A AsteriumLand tem se debruçado no compromisso de desenvolver conteúdos baseados em técnicas e estudos neurocientíficos, na busca de histórias e peças que possam gerar o máximo de estímulos cognitivos e psicomotores. A interatividade é a peça-chave para que a audiência possa ser conduzida para além da simples exposição sedentária à tela”, conclui João G. Brene.

De acordo com artigo do portal Nova Escola, a tecnologia tem sido grande aliada, não apenas da educação infantil, mas também na aproximação das famílias.

Números e mercado 

O mercado mundial de Edutainment movimenta hoje na casa de US$ 2,3 bilhões com previsão de crescimento de 17% ao ano até 2025.

Os avanços da tecnologia, a criação e o aperfeiçoamento de grandes players, bem como a evolução das técnicas e experiências virtuais para crianças e adultos fazem deste mercado um dos mais promissores do planeta. 

Na outra ponta, de acordo com pesquisa realizada pela Nielsen, a pedido da Câmara Brasileira do Livro (CBL), somente em 2019, a indústria brasileira do livro apurou faturamento de R$ 103 milhões com a venda de e-books e audiolivros. 

Marina Pastore, gerente de projetos digitais da Companhia das Letras, Mauro Palermo, diretor da Globo Livros, por exemplo, atestam que, em 2019, o digital representava cerca de 6% do faturamento das empresas. Em 2020, esse número saltou para 11% no caso da Globo”, informa o portal PublishNews. 

As novas tecnologias para a educação certamente são um caminho sem volta que pode dar à criança e ao aluno grandes oportunidades de se desenvolver de maneira mais eficaz e funcional.

Website: https://www.asteriumland.com/

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