Lente de contato dental evolui e procedimentos odontológicos ficam menos invasivos
Especialista afirma que tratamento é rápido, indolor e seguro
Nas redes sociais, muitas celebridades e jogadores de futebol não escondem a satisfação do sorriso renovado. A exemplo da ganhadora do BBB 21, Juliette Freire, eles não fazem segredo de que ali tem um cuidado especial com os dentes: “lente de contato dental”.
Embora famosos ajudem a popularizar alguns termos, a procura por sorrisos mais bonitos é motivada também pelo desejo natural de qualquer ser humano. Conforme explica a cirurgiã-dentista especialista em implantodontia Hellen Castelini, a transformação resultante de um tratamento odontológico muda não só o sorriso, mas a qualidade de vida e autoestima das pessoas.
A odontologia estética tem crescido cada vez mais para além de soluções que envolvam a saúde bucal. Hellen Castelini, que é diretora clínica da Oral Unic Belo Horizonte, destaca que tratamentos voltados ao aperfeiçoamento do sorriso evoluíram muito nos últimos anos, atraindo cada vez mais pessoas para os consultórios. “As lentes de contato dental estão em alta e o número de adeptos do ‘sorriso perfeito’ em tempo recorde vem crescendo de forma expressiva. A técnica é um dos principais procedimentos estéticos existentes atualmente na odontologia.”
As lentes de contato são utilizadas para cobrir fraturas e manchas e corrigir coloração e formatos irregulares dos dentes. Elas são fragmentos de porcelana extrafinos, podendo ter apenas 0,2mm de espessura, o que exige o mínimo desgaste dentário para o tratamento.
Entre os benefícios, está a preservação da estrutura natural do dente. “Com as lentes, é possível ter um sorriso mais simétrico sem mexer na estrutura natural do dente e sem grandes desgastes”, afirma a dentista. Além disso, o procedimento recupera a funcionalidade e resistência dos dentes em pouco tempo.
De acordo com ela, é importante que os pacientes se atentem na hora de escolher o dentista responsável pelo procedimento para garantir o melhor resultado. O tratamento é rápido e pode ser realizado entre três a quatro sessões. Seguindo as recomendações, é possível que as lentes de contato tenham uma vida útil bastante longa, de até 20 anos.